Nas Barbas de Fidel

30 ANOS DO OURO
EM HAVANA

POR OTÁVIO PILZ

PAN DOURADO


Tal qual o masculino, o basquete feminino tem entre suas maiores glórias uma medalha de ouro pan-americana. Confira nessa "viagem no tempo".

Divulgação

INCÔMODO JEJUM


A seleção brasileira feminina já havia sido bicampeã pan-americana: 1967 e 1971. Depois, as americanas levaram em 1975, 1983 e 1987, e as cubanas em 1979.

USA Basketball

FIM DA INVENCIBILIDADE


Logo na estreia, o maior desafio: a seleção dos EUA, invicta há 42 jogos internacionais. O Brasil deu fim à sequência com 87x84. Ao final, Hortência desabafou: "a vida inteira a gente só perdeu".

Band

DOBRADINHA


Pela segunda rodada, o Brasil bateu o Canadá com show de Janeth. Curiosamente, no mesmo dia, o time masculino também vencia os canadenses no Pan-1991.

Sergio Berezovsky

PRÉVIA


Naquela que foi a partida mais difícil para a seleção, o Brasil venceu Cuba por 90x87 e praticamente assegurou a liderança na primeira fase.

Band

CUMPRINDO TABELA


Fechando a fase de classificação, uma vitória por 27 pontos de vantagem sobre a Argentina. Mesmo poupando Paula e Hortência, o primeiro lugar era nosso.

Folha de S. Paulo

PERTO DO OURO


Nas semfinais, diante do Canadá, a técnica Maria Helena deixou Hortência no banco no 2º tempo. Janeth e Paula comandaram a vitória brasileira por 87x78. Estavamos a um jogo do ouro.

Sergio Berezovsky

UM FÃ DECLARADO


Um dos mais empenhados em trazer o Pan para Havana foi Fidel Castro. E era fundamental bater os EUA no quadro de medalhas. Principalmente no basquete, sua paixão.

Getty Images

A MAIOR VITÓRIA DA HISTÓRIA


Cubanas e amaricanas disputavam a outra vaga na final. Em um ginásio abarrotado, a ala Regla Hernández anotou 28 pontos e impulsionou a vitória por 86x81 para delírio de Fidel Castro.

Folha de S. Paulo

FINAL INÉDITA


Pela primeira vez na história, os EUA estavam de fora da final. As donas da casa tentavam seu segundo ouro, enquanto o Brasil iria em busca do terceiro.

Band

GRITA MAIS


As brasileiras não sentiram a pressão dos 15 mil cubanos e mandaram no jogo todo. Os 32 pontos de Hortência nortearam a vitória tupiniquim por 97 a 76. Após vinte anos, o ouro era nosso.

Band

A DONA DO PAN


Havana-1991 deu à geração de Paula e Hortência sua primeira conquista relevante. E a "Magrela" foi a craque da competição com 132 pontos, média de 22 por jogo.  Nascia ali um ícone.

Adolar/Jornal dos Sports

uma LENDA


Maria Helena Cardoso é sinônimo de basquete. Como atleta ganhou um ouro e uma prata em Pans e um bronze no Mundial. Foi a treinadora campeã em 1991 e que levou o Brasil a Barcelona-1992.

Reprodução

SAIBA TUDO SOBRE
BASQUETE BRASILEIRO