A FRUSTRAÇÃO DE 
RODRIGO PESSOA

POR AUGUSTO BRASIL

SYDNEY 2000

Foi a segunda vez que as Olimpíadas foram realizadas no hemisfério sul, sendo a primeira em Melbourne em 1956. Contou com 10.651 divididos em 28 esportes.

Comitê Australiano

BALOUBET DU ROUET

O cavalo de Rodrigo Pessoa, Baloubet du Rouet, considerado o melhor do mundo da época, era avaliado em US$ 5 milhões em 2000.

Getty Images

HIPISMO BRASILEIRO

Até os Jogos Olímpicos de Sidney 2000 o Brasil havia conquistado apenas uma medalha no hipismo: bronze no salto por equipes em Atlanta-1996.

Reprodução

FAVORITISMO

Rodrigo Pessoa conquistou novamente a medalha de bronze em Sidney-2000 no salto por equipes e chegava como grande favorito pelo ouro no salto individual.

Orzmud Alves

BRASIL EM 2000

Com uma participação frustrante nos Jogos de Sidney, o Brasil repetia os Jogos de Montreal-1976 quando não conquistou nenhum ouro. Rodrigo era a última esperança.

AFP

A PROVA

Depois de completar com perfeição o percurso na primeira etapa do dia, mas Baloubet refugou 3 vezes um obstáculo, decretando a eliminação.

COI

SALDO

O Brasil saiu de Sidney com 6 pratas (2 vôlei de praia, 2 judô, 1 atletismo e 1 na vela), além de 6 bronzes (basquete, hipismo, vela, natação, vôlei e vôlei de praia), acabando na 52ª colocação.

COI

CONSAGRAÇÃO

Em 2004, Rodrigo Pessoa com Baloubet du Rouet, levou o ouro que escapou em 2000. Com a prata Chris Kappler do Estados Unidos e no bronze Marco Kutscher da Alemanha.

COI

ORGULHO

Em Londres-2012, Rodrigo recebeu a missão de ser o porta-bandeira da delegação brasileira no desfile de abertura. Na final individual terminou na última colocação.

COI

Olympics

TÓQUIO 2020

Em Tóquio, o brasileiro se lembrou de Sydney-2000. Seu cavalo refugou por duas vezes e o cavaleiro decidiu abrir mão da final olímpica. Com 48 anos, Rodrigo já pensa em Paris-2024.

Globo Esporte

O HIPISMO TODO DIA
PASSA POR AQUI