O TÊNIS NOS 
JOGOS OLÍMPICOS

POR OTÁVIO PILZ

PRIMÓRDIOS

O tênis foi um dos esportes presentes na primeira edição dos Jogos, Atenas-1896. O irlandês John Pius Boland foi o primeiro medalhista de ouro do esporte.

Reprodução

PIONEIRA

Em Paris-1900, a modalidade fez história. Entre os nove britânicos que subiram ao pódio estava Charlotte Cooper. Ao levar o ouro, ela se tornou a primeira mulher a ganhar uma medalha olímpica.

Getty Images

dupla medalhista

Quatro anos depois, só tivemos tenistas do país-sede, os Estados Unidos. Em Estocolmo-1912, os sul-africanos Charles Winslow e Harold Kitson levaram três ouros e uma prata.

Getty Images

TIO SAM DOMINA

Em Antuérpia-1920, a estréia das duplas femininas, com vitória britânica. No Jogos seguintes, Paris-1924, a úlitma antes da longa ausência da modalidade, ouro só para os Estados Unidos.

Getty Images

LONGA ESPERA

Após 1924, o tênis olímpico hibernou durante um longo tempo. Apareceu como demonstração em 1968 e 1984, mas só retornou pra valer em Seul-1988.

Getty Images

GOLDEN SLAM

Em Seul, Steffi Graf fez história. Ao conquistar o ouro, a alemã se tornou a primeira, e única até hoje, entre homens e mulheres a vencer os quatro Grand Slam e os Jogos no mesmo ano.

Getty Images

FICOU NO QUASE

O Brasil ficou perto de uma medalha olímpica. E não foi com Guga. Em Atlanta-1996, Fernando Meligeni perdeu para o indiano Leander Paes, na 1ª vez em que houve uma disputa pelo bronze.

Site Oficial Vanessa Menga

DEU RUIM

Guga disputou duas olimpíadas, e em ambas perdeu para o campeão. Em Sydney-2000, parou no russo Kafelnikov nas quartas; já em Atenas-2004, o algoz foi o chileno Massú, na 1ª rodada.

O Globo

MIÚRA DOURADO

Rafael Nadal tem no currículo duas medalhas de ouro. Em Pequim-2008 venceu o chileno Gonzales na final. Na Rio-2016, ao lado de Marc López, venceu a dupla romena Mergea/Tecău.

Olympics

TABU

O suíço Roger Federer amarga um tabu olímpico. O ex-número 1 jamais conqusitou o ouro. Tem um bronze ao lado de Wawrinka e uma prata ao perder para Andy Murray em Londres-2012.

Reprodução

ÚNICO

O escocês, aliás, é o único entre os homens da modalidade a conquistar o bicampeonato olímpico em simples. Além de vencer "em casa", levou a Rio-2016 ao bater Del Potro.

Reprodução

PARA POUCOS

Outra lenda sem o ouro olímpico no tênis é Novak Djokovic. O mais perto que o sérvio chegou foi ganhar medalha de bronze em Pequim-2008 em simples.

Reprodução

A MAIOR

Somando os gêneros, a atleta mais premiada do tênis olímpico é Venus Willians. A americana tem quatro ouros, o mesmo número da irmã, Serena. Porém, Venus ainda tem uma prata. 

Olympics

SAIBA TUDO SOBRE
TÊNIS OLÍMPICO