PAQUISTÃO

ÍNDIA

A histórica rivalidade no Hóquei sobre a Grama
Por Otávio Pilz
Tokyo Olympics Special

Antagonistas políticos e religiosos, Índia e Paquistão levaram essa briga para o campo esportivo. Mais especificamente, o campo de hóquei sobre a grama.

MUITO ALÉM

Getty Images

O fato de serem colônias britânicas até metade do século XX, explica a popularidade de alguns esportes na região, como o Críquete e o Hóquei.

INFLUÊNCIA

Reprodução

A Índia conquista seu primeiro ouro no Hóquei em 1928. O capitão da equipe era Jaipal Singh Munda, que se tornaria importante líder político das tribos Adivasi. 

CAPITÃO E POLÍTICO

Reprodução

Em 1948, o tetra olímpico, primeiro título como nação independente. Nada mais simbólico: em Londres e vencendo os britânicos na final O feito ganhou até um filme.

INDEPENDENTE

Pakistan Hockey Federation

Os Jogos Olímpicos de Londres em 1948, também marcaram a estreia dos paquistaneses na modalidade. Perderam o bronze no desempate contra a Holanda. 

DEBUTANTE

Olympic

A Índia dominou o Hóquei sobre a Grama até 1956. Foram seis ouros seguidos. Em Roma-1960, o Paquistão encerra a dinastia rival ao vencer a final por 1x0. 

FIM DA HEGEMONIA

Olympic

Quatro anos depois, em Tóquio, os indianos foram à forra. Com gol de Mohinder Lal, bateram os rivais e retomaram o título. Foi a última decisão olímpica entre ambos.

O TROCO

Olympic

O último pódio indiano foi em Moscou-1980. O ouro conquistado diante da Espanha havia sido o último do país até o atirador Abhinav Bindra vencer em 2008. 

ADEUS DOURADO

Olympic

O Paquistão ganhou mais duas medalhas após 1980. Conquistou o ouro em Los Angeles-1984 e o bronze em Barcelona-1992. Esta, a última medalha das duas nações. 

MAIS DUAS

kvarshkvarsh

A disputa entre 5º e 8º lugar dos Jogos de Atenas-2004 foi a derradeira partida entre Índia e Paquistão numa Olimpíada. Vitória paquistanesa por 1x0.

THE LAST DANCE

Olympic Channel

O Hóquei sobre a Grama já definiu os classificados em seus dois torneios. A Índia está garantida no masculino e no feminino. Já o  Paquistão não vai a nenhum. 

EM TÓQUIO 2020

AP/File

Para mais
Hóquei sobre a Grama