Por Otávio Pilz

ABEBE
BIKILA

O Herói Descalço

Considerado por muitos, o maior maratonista de todos os tempos, o etíope Abebe Bikila se tornou uma lenda olímpica. Você conhece sua história?

Reprodução

Shambel Abebe Bikilapor nasceu em Jato, Etiópia e veja o destino: nasceu em 7 de agosto de 1932, mesmo dia da maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

Reprodução

Filho de um pastor de ovelhas, sua família teve que mudar de cidade durante a guerra entre Etiópia e Itália. Para ajudar em casa, entra para o exército.

Reprodução

Bikila era praticante de Gena, um hóquei tradicional na Etiópia. Foi o sueco Onni Niskanen, treinador da Guarda Imperial, que descobriu seu talento para o atletismo.

Reprodução

Em julho de 1960, o atleta venceu sua primeira maratona, na capital etíope. Um mês depois, no mesmo local, batia o recorde mundial.

Reprodução

Inscrito para a prova nos Jogos de Roma-1960, o etíope comprou tênis novos para a disputa. Porém, os calçados lhe causaram bolhas, e assim decidiu correr descalço. 

Reprodução

Até os últimos 500m, Bikila e o marroquino Abdesselam lideraram lado a lado. Foi quando o etíope deu um sprint vencendo a prova com 25 segundos a frente.

Olympics

Quatro anos depois, em Tóquio, o campeão já usava tênis feitos especialmente pela Puma. Quarenta dias antes da prova, passou por uma cirurgia de apendicite.

Reprodução

O africano entrou no estádio olímpico sob aplausos, com oito segundos a frente do britânico Heatley. Abebe Bikila se tornou o 1º bicampeão olímpico da maratona.

Olympics

Em 1968, chegou o México como favorito ao tri olímpico. Porém, uma semana antes da maratona, decobriu uma fratura na fíbula. Ainda assim, decidiu competir.

Reprodução

O então bicampeão resistiu o quanto pode. Ao completar aproximadamente 16km, abandonou a corrida. Aquela seria a última vez que o herói disputaria uma maratona.

Reprodução

Em 1969, o etíope sofre um acidente de carro que o deixa tetraplégico. Quatro anos depois, acaba falecendo vítima de hemorragia cerebral ainda decorrente do acidente.

Reprodução

Abebe Bikila foi o 1º bicampeão olímpico da maratona e 1º negro africano ao conquistar o o ouro nos Jogos. Sua vida está retratada no filme O Atleta, de 2009.

Diego Villafaña

Getty Images

ATLETISMO TODO DIA