Por Giovana Pinheiro

BICAMPEÃO

OLÍMPICO

O PRIMEIRO

Reprodução

Adhemar Ferreira da Silva é considerado o maior atleta olímpico da história do esporte brasileiro. Ele foi campeão do salto triplo em 1952 e 1956.

Arquivo Nacional

Começou no atletismo com cerca de 19 anos de idade, na equipe do São Paulo FC. Testou um rodízio de provas (100 m a 1.500 m, saltos em altura e em distância).

O Começo no Esporte

Arquivo Nacional

Certo dia, viu o capitão da equipe, Ewaldo Gomes da Silva, treinando salto triplo, prova que desconhecia. Curioso, pediu explicações e, a seguir, fez um teste.

Salto Triplo

Arquivo Nacional

Em sua primeira competição (São Paulo x Floresta, que é o atual Clube Espéria), marcou 13,05m. Assim nascia um fenômeno do atletismo.

Primeira Prova

Arquivo Nacional

Na capital inglesa, ficou em quatro lugar nas eliminatórias com 14,69 m, mas, na final, sua marca foi 20 cm pior e terminou a prova de salto triplo na oitava colocação.

Londres 1948

COI

Adhemar superou em quatro dos seis saltos que deu na final o seu recorde mundial. A melhor marca foi 16,22m, 24cm a frente da prata.

Helsinque 1952

Arquivo Nacional

Chegou como grande favorito. A marca alcançada por ele na Austrália foi de 16,35 m, que deu a segunda medalha de ouro para o brasileiro com direito a recorde olímpico.

Melbourne 1956

Arquivo Nacional

Se despediu dos Jogos Olímpicos. Com problemas pulmonares, que ainda não tinham sido diagnosticados pelos médicos, ele terminou apenas em 14º. lugar.

Roma 1960

Jorge Meditsch

Bateu o recorde mundial do salto triplo 7 vezes. Foi pentacampeão sul-americano, tri pan-americano e 10 vezes brasileiro. Ganhou mais de 40 títulos internacionais.

Carreira

Gazeta Press

Em janeiro de 2001, aos 73 anos, Adhemar Ferreira da Silva faleceu após ter uma parada cardíaca, no hospital Santa Isabel, região central de São Paulo.

Legado

SOBRE

SAIBA TUDO

OLIMPÍADA