Alison Brendom Alves dos Santos é um dos grandes nomes do atletismo brasileiro. Nascido em 3 de junho de 2000 em São Joaquim da Barra (SP), Alison faz questão de lembra da cidade em suas vitórias.
Do Interior com Orgulho
Instagram
Ainda bebê, Alison sofreu um acidente doméstico que causou queimaduras em algumas parte do corpo. Tornou-se um menino tímido, recusando os primeiros convites para conhecer o projeto social de atletismo de sua cidade natal.
Instagram
Trauma e Timidez
Grande Amigo
FPA
Graças a um amigo que já treinava atletismo no projeto, o garoto superou a resistência inicial e iniciou na modalidade no Instituto Edson Luciano Ribeiro.
Na Terra dos Fundistas
Em 2017, Piu, como também é conhecido, integrou o revezamento 4x400m misto, campeão no Mundial Sub-18 de Nairóbi, no Quênia.
CBAt
Um ano depois, ganhou a medalha de bronze nos 400m c/ barreiras no Campeonato Mundial Sub-20 de Tampere, na Finlândia, com 49s78.
Bronze na Finlândia
CBAt
Após bater sete vezes o recorde sul-americano sub-20 dos 400 metros, o brasileiro assumiu a ponta do Ranking Mundial na categoria.
Wagner Carmo
Chuva de Recordes
Ouro e Vaga
Wander Roberto
Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Alison conquistou a medalha de ouro dos 400 m com barreiras com o tempo de 48s45 e se classificou para Tóquio-2020.
YT/OTD
Estreia no Mundial
No Mundial de Atletismo de Doha, Alison terminou a prova dos 400m com barreiras na sétima posição com o tempo de 48s28, sua melhor marca pessoal e recorde sul-americano sub-20.
Instagram
Em sua estreia olímpica, o paulista deu show. Nas eliminatórias, fez o 2º melhor tempo, mesmo resultado da semi. Na final, se manteve entre os quatro primeiros até a reta decisiva, quando alcançou o bronze.
Sempre na Frente
Ryan Piarse
A medalha de Alison foi a primeira do país nos 400m c/ barreiras na história dos Jogos, quebrando um jejum de 33 anos em provas individuais nas pistas. Sem falar no novo recorde sul-americano: 46s72