Alison
dos Santos

Atletismo
400m c/Barreiras

Alison Brendom Alves dos Santos é um dos grandes nomes do atletismo brasileiro. Nascido em 3 de junho de 2000 em São Joaquim da Barra (SP),  Alison faz questão de lembra da cidade em suas vitórias.

Do Interior
com Orgulho

Instagram

Ainda bebê, Alison sofreu um acidente doméstico que causou queimaduras em algumas parte do corpo. Tornou-se um menino tímido, recusando os primeiros convites para conhecer o projeto social de atletismo de sua cidade natal.

Instagram

Trauma 
e Timidez

Grande
Amigo

FPA

Graças a um amigo que já treinava atletismo no projeto, o garoto superou a resistência inicial e iniciou na modalidade no Instituto Edson Luciano Ribeiro.

Na Terra
dos Fundistas

Em 2017, Piu, como também é conhecido, integrou o revezamento 4x400m misto, campeão no Mundial Sub-18 de Nairóbi, no Quênia.

CBAt

Um ano depois, ganhou a medalha de bronze nos 400m c/ barreiras no Campeonato Mundial Sub-20 de Tampere, na Finlândia, com 49s78.

Bronze na Finlândia

CBAt

Após bater sete vezes o recorde sul-americano sub-20 dos 400 metros, o brasileiro assumiu a ponta do Ranking Mundial na categoria.

Wagner Carmo

Chuva de
Recordes

Ouro
e Vaga

Wander Roberto

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Alison conquistou a medalha de ouro dos 400 m com barreiras com o tempo de 48s45 e se classificou para Tóquio-2020.

YT/OTD

Estreia no
Mundial

No Mundial de Atletismo de Doha, Alison terminou a prova dos 400m com barreiras na sétima posição com o tempo de 48s28, sua melhor marca pessoal e recorde sul-americano sub-20.

Instagram

Em sua estreia olímpica, o paulista deu show. Nas eliminatórias, fez o 2º melhor tempo, mesmo resultado da semi. Na final, se manteve entre os quatro primeiros até a reta decisiva, quando alcançou o bronze. 

Sempre
na Frente

Ryan Piarse

A medalha de Alison foi a primeira do país nos 400m c/ barreiras na história dos Jogos, quebrando um jejum de 33 anos em provas individuais nas pistas. Sem falar no novo recorde sul-americano: 46s72

AFP

Recordes
e Marcas

BBC

Tudo Sobre
TÓQUIO 2020