Por Otávio Pilz

Ana Marcela

Cunha

A Dona do Mar

Instagram

Filha de ex-atletas, Ana Marcela Jesus Soares da Cunha nasceu em 23 de março de 1992 na cidade de Salvador, Bahia. Aos dois anos, ja começava a dar as primeiras braçadas na água.

Unisanta

O Clube Olímpico de Natação de Salvador foi onde começou a treinar. Em 2006 sagra-se campeã brasileira e sul-americana e participa do seu primeiro mundial, onde fica em 11º lugar.

Unisanta

Em 2007 muda-se para Santos e inicia uma parceria com a Unisanta. No mesmo ano estreia em Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, terminando os 10km na sétima colocação. 

GloboEsporte

Nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 faz uma grande prova nos 10km e chega em quinto lugar. Mesmo assim, a atleta se decepcionou por ter cometido um erro de estratégia, segundo ela mesmo.

Satiro Sodré / Divulgação CBDA

Em 2010, conquista o bronze no Mundial de Maratona Aquática. Ainda nesse ano, se torna campeã do circuito da Copa do Mundo e termina a temporada eleita a melhor nadadora de águas abertas.

Globo Esporte

Aos 19 anos conquista seu primeiro ouro em mundiais, ao vencer a prova de 25km. No Pan de Guadalajara termina os 10km em quinto lugar. 

Record

Em ótima fase, chega voando ao Mundial de 2013, em Barcelona. Fatura o ouro nos 25km e o bronze nos 5km, onde faz dobradinha no pódio com a brasileira Poliana Okimoto, que ficou com a prata.

FINA

Um ano depois vence a Travessia Capri-Napoli, batendo o recorde da tradicional prova. Para fechar 2014, se sagra tri da Copa do Mundo com pódio em todas as etapas e eleita a melhor pela FINA.

Rio2016

Chega como favoritíssima nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Porém, a nadadora não conseguiu se alimentar corretamente durante a prova e acabou em uma frustrada 10ª colocação.

Lima2019

Em 2019, conquista mais dois ouros no Mundial em Gwangu chegando a cinco na história da competição. No mesmo ano, acaba com o jejum de vitória em Pan-Americanos ao ganhar os 10km.

TV Brasil

O ano de 2019 foi inesquecível para Ana Marcela. Em agosto, a atleta da Unisanta entra para o Hall da Fama da Maratona Aquática. Nada mais justo para alguém que chegou ao auge bem cedo.

Instagram

A atleta é esperança de medalha para o Brasil nas águas do Parque Marinho de Odaiba, em Tóquio. Ana é a principal nadadora dos 10km e abdicou da vaga nas piscinas na prova dos 1500m.

Satiro Sodré/SSPress

A Maratona Aquática

está aqui