Ana Marcela
Cunha

Maratona Aquática
10km

Filha de ex-atletas, Ana Marcela Jesus Soares da Cunha nasceu em 23 de março de 1992 na cidade de Salvador, Bahia. Aos dois anos, ja começava a dar as primeiras braçadas na água.

Bahia de
Todos os Mares

Instagram

O Clube Olímpico de Natação de Salvador foi onde começou a treinar. Em 2006 sagra-se campeã brasileira e sul-americana e participa do seu primeiro mundial, onde fica em 11º lugar.

Unisanta

Adolescente
Campeã

Parceria
e Pan

Unisanta

Em 2007 muda-se para Santos e inicia uma parceria com a Unisanta. No mesmo ano estreia em Pans, no Rio de Janeiro, terminando os 10km na sétima colocação. 

Estreia
nos Jogos

Nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 faz uma grande prova nos 10km e chega em quinto lugar. Mesmo assim, a atleta se decepcionou por ter cometido um erro de estratégia, segundo ela mesmo.

Globo Esporte

Em 2010, conquista o bronze no Mundial de Maratona Aquática. Ainda nesse ano, se torna campeã do circuito da Copa do Mundo e termina a temporada eleita a melhor nadadora de águas abertas.

A Melhor
do Mar

Reprodução

Aos 19 anos conquista seu primeiro ouro em Mundiais, ao vencer a prova de 25km. No Pan de Guadalajara termina os 10km em quinto lugar. 

Globo Esporte

Primeiro
Título

Um Ano
Fantástico

Rio 2016

Em ótima fase, chega voando ao Mundial de 2013, em Barcelona. Fatura o ouro nos 25km e o bronze nos 5km, onde faz dobradinha no pódio com a brasileira Poliana Okimoto, que ficou com a prata.

The Best
of Fina

Um ano depois vence a Travessia Capri-Napoli, batendo o recorde da tradicional prova. Para fechar 2014, se sagra tri da Copa do Mundo com pódio em todas as etapas e eleita a melhor pela FINA.

Rio-2016

Chega como favoritíssima nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Porém, a nadadora não conseguiu se alimentar corretamente durante a prova e acabou em uma frustrada 10ª colocação.

Más
Lembranças

CBAt

Rio 2016

Em 2019, conquista mais dois ouros no Mundial em Gwangu chegando a cinco na história da competição. No mesmo ano, acaba com o jejum de vitória em Pan-Americanos ao ganhar os 10km.

Lima2019

Dona
de Tudo

Um Ano
Fantástico

Rio 2016

O ano de 2019 foi inesquecível para Ana Marcela. Em agosto, a atleta da Unisanta entra para o Hall da Fama da Maratona Aquática. Nada mais justo para alguém que chegou ao auge bem cedo.

Unisanta

2021
Dourado

Ana começou o ano vencendo a etapa de Doha da Série Mundial. Chegou aos Jogos conquistando três maratonas na Europa. Em Tóquio ficou sempre entre as primeiras, arrancando para o ouro nos últimos 500m.

Rio-2016

TV Globo

Tudo Sobre
TÓQUIO 2020