Por Otávio Pilz

ANTHONY

nesty

A SURPESA DAS ÁGUAS

SwinSwan

Sem dúvida, ele protagonizou a maior supresa da natação olímpica. Conheça a história de Anthony Nesty, o nadador que virou lenda.

Reprodução

Anthony Conrad Nesty nasceu em Trinidad e Tobago, no dia 25 de novembro de 1967. Aos sete meses, se mudou com a família para o Suriname, ex-Guiana Holandesa.

Reprodução

Aos cinco anos de idade, começou a praticar natação, competindo em torneios pelo Caribe. Em 1983, aos dezesseis anos, foi ao Pan de Caracas, ao lado da irmã Pauline.

Reprodução

Em Los Angeles-1984, Nesty ficou em 21º lugar nos 100m borboleta. Após a olimpíada, o surinamês se matricula na Bolles School, na Flórida, com o objetivo de fazer parte da elite mundial.

Divulgação

Com o treinador Greg Troy, bate o recorde universitário dos 100m borboleta em 1985. Dois anos depois, no Pan de Indianápolis, ouro na mesma prova e bronze nos 200m borboleta.

Olympics

Em sua segunda olimpíada, a glória. Em Seul-1988, surpreende o mundo ao vencer o favorito Matt Biondi nos 100m borboleta. Por 1 centésimo, a primeira medalha do Suriname nos Jogos foi dourada.

Ivo van der Bent

Anthony Nesty se tornou apenas o segundo negro a alcançar o pódio olímpico na natação. Antes dele, somente a holandesa Enith Brigitha havia conseguido tal feito, ao levar dois bronzes em Montreal-1976. 

El Gráfico

A vitória em Seul também foi um marco para a América do Sul. Antes do surinamês, apenas o argentino Alberto Zorrilla havia vencido uma prova olímpica da natação. Foi em Amsterdã, no longínquo 1928.

Reprodução

Um ano após a conquista olímpica, Nesty fatura o ouro nos 100m borboleta do Pan-pacífico de Tóquio. No Pan de Havana, em 1991, mais duas medalhas no borboleta: ouro nos 100m e prata nos 200m.

Getty Images

Barcelona-1992 viu a despedida do atleta. A medalha de bronze nos 100m borboleta coroou uma carreira vitoriosa e, mais do que isso, motivo de orgulho para uma nação até então desconhecida no esporte.

European Acquatics

Atualmente, Anthony Nesty é o técnico das equipes de natação da Uniersidade da Flórida. Entre seus pupilos está o fenômeno Caeleb Dressel, multi-medalhista olímpico e mudial e que estará em Tóquio.

TUDO SOBRE A

natação

Florida Gators