A chinesa se sagrou bicampeã olímpica em Atenas-2004 e Pequim-2008 (-52kg). Também tem na coleção uma prata no mundial de 2002.
10. Xian Dongmei
O boxe brasileiro vem fazendo bonito nas últimas edições olímpicas. Confira a seguir, todas as medalhas conquistadas pela modalidade.
O paulista foi o primeiro pugilista brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. Na Cidade do México, levou o bronze no peso mosca.
1968. Servílio de Oliveira
O boxe brasileiro ficou 44 anos sem subir ao pódio olímpico. Coube a peso leve Adriana Araújo a honra de quebrar o tabu ao trazer o bronze de Londres.
2012. Adriana Araújo
O paulista foi outro que se deu bem nos ringues ingleses. Assim, como Adriana, o meio-pesado também conquistou o bronze na capital britânica.
2012. Yamaguchi Falcão
8
Em Londres, o caçula dos irmãos boxeadores Falcão se tornou o primeiro pugilista do Brasil a chegar à uma final. Ficou com a prata entre os médios.
2012. Esquiva Falcão
Quis o destino, que o Rio de Janeiro visse o primeiro boxeador brasileiro campeão olímpico. O peso leve baiano Robson Conceição levou o ouro.
2016. Robson Conceição
Ao alcançar o bronze, o peso pesado de Osasco ganhou a primeira medalha do boxe brasileiro em Tóquio.
2020. Abner Teixeira
Naquela que talvez tenha sido a mais emocionante entre as medalhas do país em Tóquio, o baiano levou o ouro com um nocaute a 1 minuto e meio do final da luta.
2020. Herbert Conceição
8
Mais uma filha da Boa Terra, a peso leve Bia Ferreira bateu na trave no Japão. Em uma decisão por pontos, a baiana terminou com a prata.