NA TV

AS OLIMPÍADAS

Por Otávio Pilz

Reprodução

A primeira transmissão ao vivo de uma olimpíada pela televisão ocorreu em Berlim-1936. No Brasil, isso só aconteceria quase quatro décadas depois, em Munique-1972.

Reprodução

O engenheiro alemão Walter Bruch foi um dos responsáveis pela Olympia Camera, criada justamente para Berlim-1936. Foi ele quem inventou a TV a cores PAL.

Divulgação

Outra alemã, a cineasta Leni Riefenstahl, produziu Olympia, documentário sobre os Jogos de 1936. Infelizmente, se tornou um dos pilares da propaganda nazista.

NBC

Em 1968, na Cidade do México, os Estados Unidos viram as olimpíadas ao vivo e a cores pela primeira vez, graças a transmissão da NBC. A TV Tupi passava os VTs por aqui.

TV Globo

Quatro anos depois, em Munique, a primeira transmissão ao vivo para o Brasil. A Rede Globo tinha Luciano do Valle e Ciro José na Alemanha e Léo Batista como âncora em Madri.

TV Globo

TV Globo

Em Moscou-1980, o Brasil descobria pela telinha o "hinóspito" mundo soviético. A Globo tentou mostrar como vivia uma família russa, mas a matéria jamais foi ao ar.

Reprodução

Los Angeles-1984 salvou os Jogos. Graças aos patrocínios e os US$225 milhões pagos pela ABC pelos direitos de TV, o COI reverteu o prejuízo com o boicote de 1980.

Reprodução

Nessa edição, acompanhamos pela primeira vez uma medalha de ouro brasileira ao vivo pela TV. Ávaro José na Bandeirantes e Osmar Santos na Globo foram as vozes.

TV Globo

TV Manchete

Três emissoras participaram da cobertura do Jogos de Seul-1988. A Manchete que já havia ido a Los Angeles, entrava pra valer na briga pela audiência dos Jogos.

ESPN Brasil

Atlanta-1996 marcou a entrada da TV a cabo na transmissão olímpica no país. ESPN Brasil e Sportv aumentam a oferta de esportes mostrados na telinha.

ESPN Brasil

Na edição seguinte a ESPN Brasil aposta em um projeto audacioso. Com o slogan 1000 horas sem dormir, a emissora fica ao vivo praticamente a olimpiada inteira.

TV Globo

Em 2004, a primeira transmissão de uma olimpíada em alta definição para o Brasil. Como os aparelhos ainda eram muito caros, pouca gente viu os Jogos em HD.

Band

Pequim-2008 foi a despedida de um dos maiores nomes da imprensa esportiva do Brasil. Foi a última vez em que assistimos uma olimpíada pela voz de Luciano do Valle.

Record

Em 2012, pela primeira vez em quarenta anos a olimpíada ficava fora da Globo na TV aberta. Coube a Record a exclusividade dos jogos para todo o território nacional.

Sportv

Para os Jogos do Rio de Janeiro, o Sportv fez aquilo que foi a maior cobertura olímpica já feita para a TV. Foram dezesseis canais criados para a transmissão da Rio-2016.

Olympics

O Grupo Globo e o BandSports são os responsáveis pela transmissão de Tóquio-2020. Após 40 anos, a Globo volta a ter exclusividade dos Jogos Olímpicos na TV aberta.

OLÍMPICAS

MAIS CURIOSIDADES