ATENAS 1896

A PRIMEIRA
EDIÇÃO DOS JOGOS
DA ERA MODERNA

POR MARIANA MORETO
FOTO: THE OLYMPIANS

Os primeiros registros dos Jogos são de 776 a.c., mas na Era Moderna a competição voltou graças aos esforços do educador francês Barão de Coubertin, fundador do COI.

INÍCIO
FOTO: HULTON ARCHIVE

A 1ª edição foi a mais curta da história, realizada entre 6 e 15 de abril de 1896. A cerimônia de abertura aconteceu no Estádio Panathinaiko, para mais de cem mil pessoas.

ABERTURA

241 atletas vieram de 14 países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bulgária, Chile, Dinamarca, Estados Unidos, França, Grã Bretanha, Grécia, Hungria, Itália, Suécia e Suíça.

PARTICIPANTES

Foram disputados 43 eventos nas modalidades atletismo, ciclismo, luta, esgrima, ginástica, halterofilismo, natação e tênis.

MODALIDADES

As mulheres foram proibidas de competir...Mas Stamata Revithi correu mesmo assim o percurso dos homens, um dia após a corrida oficial, em cerca de 5 horas e meia.

VALENTE

Na 1ª edição dos jogos não havia medalha de ouro. O atleta vencedor ganhava a prata, o segundo colocado o bronze e uma coroa de louros e o terceiro não era premiado.

PARTICIPANTES
FOTO: DIVULGAÇÃO/COI

Os EUA ficaram em primeiro lugar no quadro de medalhas, com 11 provas vencidas e 20 medalhas no total.

VENCEDORES

Como a Grécia seguia o calendário juliano, com 12 dias de diferença para a maioria das nações ocidentais, alguns atletas se atrasaram para a competição.

ATRASO
FOTO: DIVULGAÇÃO/COI

Com 27 anos, o americano James Connelly venceu a prova do salto triplo e se tornou o 1° campeão olímpico da Era Moderna!

PRIMEIRO

O alemão Carl Schuhmann disputou ginástica artística, luta, atletismo e levantamento de peso e foi campeão de quatro provas, tornando-se o maior medalhista da 1° edição dos Jogos.

RECORDISTA

CONHEÇA MAIS HISTÓRIAS E CURIOSIDADES DOS JOGOS OLÍMPICOS