Beatriz
Ferreira

Boxe
Até 60kg

Beatriz Iasmin Soares Ferreira nasceu em Salvador (BA), no dia 9 de dezembro de 1992. Bia une agilidade com golpes pontentes e é um dos grandes nomes do boxe feminino olímpico.

Rápida
e Mortal

Marta Azevedo

Aos quatro anos, Bia encontrou sua grande paixão: o boxe. Filha do pugilista conhecido como Sergipe, ela pegou gosto ao acoampanhar o pai nas lutas.

Acervo

Filha
de Peixe

Pupilo
do Pai

Divulgação

Em 2004, se mudou com os pais para Juiz de Fora, Minas Gerais. Após a separação deles, decide ficar com o patriarca, com quem começa a treinar boxe.

Casca
Grossa

Como havia poucas mulheres no boxe mineiro, a pugilista treinava entre os homens. Com o treinamento, Bia ganhou mais resistência que as adversárias.

Marcelo Bravo

Em 2014, Bia sofreu um duro golpe, mas longe do ringue. Por treinar muay thai, o que não era permitido pela associação local, acabou suspensa por dois anos.

Suspensão
Injusta

Divulgação

Ironicamente, foi durante esse período que Bia decidiu que o hobby se tornaria profissão: "não vai ser isso que vai me tirar. Vou insistir porque amo isso aqui"

Rodolfo Vieira

Amor
e Luvas

Preparação
para Tóquio

Alexandre C. Branco

Durante a Rio-2016, participa do Vivência Olímpica, projeto que leva algumas promessas aos Jogos para que os jovens sintam toda a atmosfera da competição.

Campeã
na Sérvia

Em 2017, Bia conquista seu primeiro título internacional. Ao superar a polonesa Aneta Rygieslska, vence o Belgrade Winner, na capital sérvia.

Reprodução

Dois anos depois, duas grandes conquistas. A primeira delas, em Lima, onde vence a argentina Dayana Sáncheza e leva o primeiro ouro do boxe feminino em Jogos Pan-Americanos.

Ouro
no Pan

COB

Dois meses depois, a baiana de mão pesada não deu chances à chinesa Cong Wang e trouxe para o Brasil o título mundial na categoria até 60kg.

Reprodução

Título
Mundial

AIBA Boxing

Início
Olímpico

Gettu Images

Sua estreia em Jogos Olímpicos foi com uma vitória sobre a taiwanesa Wu Shih-yi. Na luta que garantiu medalha, Bia bateu Raykhona Kodirova, do Uzbequistão.

Prata
de Ouro

Na semifinal, a baiana não teve dificuldade para vencer a finlandesa Mira Potkonen. Na decisão, Bia foi muito bem diante da irlandesa Kellie Harrington, mas acabou derrotada. Mas sua prata é dourada, Bia! 

COB

Sportv

Tudo Sobre
TÓQUIO 2020