Por Otávio Pilz

A PRIMEIRA BRASILEIRA TOP 50

Bruna Takahashi

Arquivo

Bruna Yumi Takahashi nasceu em São Bernardo do Campo (SP), no dia 19 de julho de 2000. Aos 8 anos de idade, começou no tênis de mesa da ACREPA, treinada pela ex-atleta olímpica Mônica Doti.

PMSCS

Após tomar gosto pelo esporte, a prodígio passou a treinar em São Caetano, local que é referência no tênis de mesa nacional. Em pouco tempo, brilharia em torneios pelo país.

Reprodução

Aos 12 anos, conquistou seu primeiro título internacional, o sul-americano de 2012. Um ano depois se torna campeã latino-americana individual e por equipes na Guatemala.

Reprodução

A comissão técnica formada por Nelson Kuzuoka, Francisco Arado e Reinaldo Yamamoto viu sua pupila voltar do Egito com o Mundial de Cadetes em 2015. A coroação da disciplina somada à qualidade técnica.

Reuters

Aos 15 anos, estreia em uma Olimpíada. Na Rio-2016, enfrenta a chinesa campeã olímpica de 2012 Li Xiaoxia na disputa por equipes. Perde por 3x0, mas faz seu batismo de fogo nos Jogos.

ITTF

No ano seguinte é bronze no Aberto da Bélgica sub-21. Em Cartagena leva o ouro com a equipe brasileira no campeonato pan-americano. Em Buenos Aires se sagra campeã pan-americana juvenil.

Odesur

Novamente em Buenos Aires, fica entre as oito melhores dos Jogos da Juventude de 2018. Mesmo ano em que leva três medalhas de ouro (individual e equipe e duplas mistas) nos Sul-Americanos de Cochabamba.

Sportv

Volta do Pan de Lima, em 2019, com quatro medalhas na bagagem: prata nas equipes e duplas mistas; e bronze individual e nas duplas femininas. Se torna a primeira brasileira Top-50 na história.

COB

Bruna garantiu vaga para três disputas em Tóquio-2020: individual, duplas e equipe feminina. Vai contar com uma força extra nos Jogos: a irmã Giulia Takahashi, de 16 anos, convocada como reserva.

Tênis de Mesa?
tá aqui

Alberto Mendes Jr.