CERIMÔNIA

DE ABERTURA

O que uma
precisa ter
Por Mariana Moreto
Olympic Channel

EVOLUÇÃO

De festas simples nas primeiras edições, as cerimônias de abertura se transformaram em produções sofisticadas e caríssimas.

COI

Aos poucos novos elementos foram sendo agregados, como o desfile das nações em Londres-1908 e o juramento dos atletas em Antuérpia-1920.

TRADIÇÕES

Rio 2016

A chama olímpica foi acesa pela primeira vez em Amsterdã-1928, enquanto o revezamento da tocha começou em Berlim-1936.

TOCHA OLÍMPICA

MAIS NOVIDADES

Reprodução

O juramento dos árbitros aconteceu pela primeira vez em Munique-1972 e a programação artística começou a crescer em escala e complexidade a partir de Moscou-1980.

Reproduçao

A festa começa com o programa artístico, no qual os organizadores combinam o protocolo olímpico com entretenimento, cultura, inovações tecnológicas e atmosfera festiva.

PROGRAMA ARTÍSTICO

Cameron Spencer

Nas 2 horas seguintes, a Grécia abre o desfile, seguida pelas outras delegações, na ordem alfabética na língua local, com os anfitriões fechando o ritual.

DESFILE DAS NAÇÕES

Olympic Channel

Chega a hora dos discursos dos presidentes do Comitê Organizador e do COI. Na sequência, ocorre uma a revoada de pombas, que desde 2016 é simbólica.

PROTOCOLO

Olympic Channel

Com os Jogos declarados abertos pelo chefe de estado, a bandeira olímpica é hasteada ao som do hino olímpico e os juramentos de atletas, árbitros e técnicos.

BANDEIRA

Olympic Channel

A tocha então entra no estádio, passa pelas mãos de alguns atletas que fizeram história no esporte do país-sede até chegar ao escolhido para ter honra de acender a pira.

TOCHA

AFP / Emmanuel Dunand

Concluindo um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, a pira é acesa e assim permanece durante os dezesseis dias de competições de uma Olimpíada.

PIRA

Olympic Channel

Saiba tudo sobre
a história olímpica