Poucas equipes na história do esporte impuseram um domínio tão evidente quanto à seleção cubana de vôlei feminino nos anos 90. E poucos sabem disso quanto às brasileiras...
Reprodução
HISTÓRIA
Cuba fez sua estréia no vôlei feminino dos Jogos Olímpicos em Munique-1972. De lá até 1992, sua melhor posição havia sido o 5º lugar. Em Mundiais chegaram à medalha de prata em Praga-1986.
vballfan33MT
RETORNO
Em 1992, doze anos depois de disputar os Jogos pela última vez, as cubanas voltavam à principal competição do voleibol feminino. Barcelona veria o nascimento de uma dinastia.
Globo Esporte
TRANQUILIDADE
Las Morenas del Caribe não tiveram dificuldade alguma no grupo A. Vitórias sobre China, Brasil e Holanda, perdendo apenas dois sets. Classificação em 1º lugar e folga nas quartas de final.
Olympics
O PRIMEIRO OURO
Nas semifinais, o jogo mais duro da campanha. Contra os EUA, triunfo no tie-break e a primeira medalha na história garantida. O ouro veio mais fácil do que o esperado: 3x1 sobre a equipe da CEI, ex-URSS.
Olympics
Olympics
MAIS GENTE
Em Atlanta-1996, o torneio de vôlei feminino é ampliado de oito para doze equipes. Em um grupo bem disputado, Cuba perde para o Brasil e para a Rússia e termina a 1ª fase na 3ª colocação da chave.
Olympics
BRIGA ÉPICA
Nas quartas, um sonoro 3x0 sobre as americanas. A semifinal entrou para a história. Jogo catimbado entre Brasil e Cuba, decidido no tie-break a favor das caribenhas. E treta com direito a dedo na cara após o final.
Doc Pátria
MAIS OURO
A semifinal ligou o time nos 220w. Na decisão, a China, invicta no torneio até então. Após um 1º set decidido em 16-14 a favor das asiáticas, virada na raça fechando em 3x1 com direito a 15-6 no último.
Reprodução
Olympics
O INÍCIO DO FIM
Sydney-2000 foi praticamente a despedida daquela geração. Eugênio Jorge, treinador bicampeão olímpico foi substituído por Luis Felipe Calderón. Na primeira fase, apenas uma derrota, para as russas.
Olympics
FREGUESIA
É bom lembrar que aquele foi o 1º torneio olímpico com o sistema de pontuação atual. Nas quartas, 3x0 sobre a surpreendente Croácia. Já na semifinal repeteco do 3x2 de 1996 sobre as arquirrivais brasileiras.
Janina Conceição
TRICAMPEÃ!
Na disputa pelo ouro, mais uma rival íntima: a Rússia. Em um dos maiores jogos da história, com um 34-32 para as russas no 2º set, as cubanas foram buscar um 0x2, com uma atuação de gala de Regla Torres. Era o Tri!
Reprodução
Olympics
JEJUM
Após o tricampeonato, Cuba ainda conquistou o bronze em Atenas-2004. Está ausente dos Jogos desde 2008, quando terminou em 4º lugar. Atrás de R. Dominicana e Porto Rico no Caribe, não vai a Tóquio-2020.