Você conhece as regras do

BADMINTON

Por Otávio Pilz
Modalidade

O badminton surgiu na Grã-Bretanha, por volta do século XIX. O nome é referência à Badminton House, onde o jogo teria sido praticado pela primeira vez.

Reprodução
No Brasil

O badminton começou no Brasil no ano de 1938 em Santos, no Clube dos Ingleses. Mas só ganhou uma competição em 1984, a Taça São Paulo, organizada pela APB.

Reprodução
Equipamento

A modalidade é jogada com uma raquete de cabo mais longo que a de tênis e área de contato menor. o invés da bola, o objeto rebatido é uma peteca com a base redonda. 

Reprodução
Quadra

A área de jogo de simples em cada metade da quadra tem 3,9 metros de comprimento por 5,18 de largura. Em duplas essa largura é ampliada para 6,10 metros.

Reprodução
Pontuação

É disputado em uma melhor de três sets. Vence o set quem fizer 21 pontos primeiro, sendo necessária uma vantagem de dois pontos.

Reprodução
Golden Score

A disputa do ponto de ouro ocorre quando, durante o set, há o empate em 29 a 29. Assim, quem vencer a próxima jogada atinge 30 pontos e conquista o set.

Ken Badminton
Saque

Há dois tipos de serviço. O saque curto busca jogar a peteca próximo à rede. Já no saque longo, o objetivo é colocar o adversário no fundo da quadra.

Shuttle Flash
Golpes

O badminton tem quatro jogadas fundamentais: clear, drop, smash e backhand. 

Reprodução
Clear

É uma jogada em que a peteca faz uma parábola bem alta e longa.

KC Badminton
Drop shot

Com o drop, o atleta busca dar ritmo à partida.

KC Badminton
Smash

Basicamente, é um ataque, como se fosse uma cortada na peteca.

KC Badminton
Backhand

Usando a parte de trás da raquete, o golpe é ótimo para dar efeito.

KC Badminton
Rumo a Tóquio-2020

A esperança brasileira nos Jogos Olímpicos atende por Ygor Coelho, ouro no Pan de Lima-2019. Entre as mulheres, nossa melhor atleta é Fabiana Silva, bronze em Lima.

Lima2019
Saiba tudo sobre o

BADMINTON