Por Camila Nakazato
Você conhece o primeiro campeão brasileiro do taekwondo em Jogos Pan Americanos desde 2007? Então venha conhecer o Edival Marques, o Netinho!
Reprodução
Edival Marques Quirino Pontes, ou melhor, Netinho, é paraibano e tem 23 anos. Mesmo jovem, Netinho já tem em seu currículo grandes conquistas no taekwondo.
Reprodução
Netinho foi uma criança hiperativa. Chegou a praticar o futebol influenciado pelo pai, ex-zagueiro. Aos 6 anos experimentou o taekwondo e nunca mais largou
Reprodução
Cinco anos depois, Netinho já se tornou campeão brasileiro júnior. Mais velho, bateu na trave para chegar à seleção, chegando a pensar em desistir do esporte.
Getty Images
Seu pai o incentivou a continuar. Em Brasília, Netinho foi acolhido por Guilherme Dias. Aos 15 anos, finalmente o lutador conquistou uma vaga no time brasileiro.
Arquivo Pessoal
Netinho já coleciona alguns feitos, como o mundial júnior e o ouro nas Olimpíadas da Juventude. Apesar disso, não garantiu vaga para a Rio 2016, o que gerou mudanças.
Nelson Toledo
Netinho decidiu mudar de categoria, passou de até 63kg para até 68kg. Enfrentou muitas dificuldades com essa mudança, além da própria evolução de juvenil para adulto.
World Taekwondo
Em 2019 o atleta conquistou a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Lima, um feito que não acontecia desde Diogo Silva nos Jogos do Rio em 2007.
Record
Em 2020 ele garantiu a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio através do Pré-Olímpico das Américas e é o sexto no ranking olímpico na categoria até 68kg.
Reprodução
Netinho tem uma fator importante para o taekwondo: suas pernas. Medindo 1,90m e com pernas longas, ele atinge o adversário mesmo longe de seu raio de ação.
Reprodução
Ao lado de Milena Titoneli e Ícaro Miguel, Netinho vai buscar uma medalha em Tóquio-2020. Com a história e evolução que tem mostrado, o pódio é real.
Reprodução