Em busca do lugar mais alto

ESCALADA

Por Otávio Pilz
Primórdios

A escalada é uma adaptação do alpinismo, atividade surgida por volta de 1786 com a conquista do Mont Blanc, na França.

Reprodução
Underhill family collection
Início

No inicio do século XIX, alguns esportistas já escalavam paredões em Dresden, na Alemanha e em Lake District, Inglaterra.

BMC

A escalada indoor foi criada nos anos 70 por um ucraniano que por conta de um rigoroso inverno, resolveu prendeu pedras na parede de casa para praticar.

Indoor
Rafael Alchieri

Por aqui, a escalada esportiva começou por volta dos anos 40. Apenas no final da década de 80 aparecem os primeiros locais para escalada indoor no país.

No Brasil
Klaus Fengler

O primeiro torneio de escalada esportiva foi realizado na Itália, em Bardonecchia no ano de 1985. O alemão Stefan Glowacz foi campeão do Sport Roccia.

Competição
IFSC

O Mundial é disputado a cada dois anos e o próximo será em setembro. A Copa do Mundo ocorre todos os anos e é formada por 8 etapas em diferentes sedes.

Mundial
Olimpíadas

Em Barcelona-1992, a escalada fez parte como demonstração. Em 2016, o COI anunciou sua inclusão oficial em Tóquio-2020. Será disputada no formato combinado.

Reprodução
IFSC

Como o nome diz, o combinado reúne três disciplinas: velocidade, dificuldade e boulder. Na velocidade, dois atletas disputam lado a lado, quem chega primeiro. 

Velocidade
Dificuldade

Realizada com cordas em paredes de 15 a 20 metros, seu percurso vai ficando mais difícil conforme a altura. Ganha o competidor que chegar mais próximo do topo.

IFSC
IFSC

Disputado sem corda, em paredes de 5 m de altura, protegidas por colchões na base. O objetivo é completar o máximo de blocos possível no mínimo de tentativas. 

Boulder
Favoritos

O campeão mundial masculino é o japonês Tomoa Narasaki. Entre as mulheres, o título é de Janja Garnbret, da Eslovênia. Itália, EUA e Polônia são forças no esporte.

Reprodução
Reprodução

Nenhum atleta do Brasil se classificou para disputar a escalada nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Felipe Ho e Thaís Makino são líderes do ranking nacional. 

Brasileiros
Saiba tudo sobre a

ESCALADA