Por Otávio Pilz
Objetivo
O paulistano e neto de chineses Felipe Wu nasceu em 11 de junho de 1992. A engenharia aeroespecial foi a primeira opção do atleta.
Tânia Rego
Filho de atiradores, Felipe iniciou no esporte aos 12 anos por lazer. Treinava na garagem de casa num estande improvisado no quintal.
Tânia Rego
Sua primeira conquista foi a medalha de prata nas Olimpíadas da Juventude de Singapura em 2010, na prova da Pistola de Ar 10m.
Nicolo Zangirolami
No mesmo ano, leva o ouro nos Jogos Sul-Americanos realizados em Medellin, Colômbia. No Pan de 2011, termina em 13º lugar.
Divulgação
Nos Jogos Sul-Americanos de 2014 em Santiago, mais um ouro. Mesma cor da medalha conquistada um ano depois, no Pan de Toronto.
Nicolo Zangirolami/ISSF
O ano de 2016 foi mágico para o atirador. De início, vence duas etapas da Copa do Mundo: Bangkok e Baku, ambas no primeiro semestre.
Tânia Rego
Em agosto, a maior glória da carreira de Felipe. No Centro de Tiro de Deodoro, no Rio, o atleta quebrou um longo jejum de 96 anos.
Estadão
Na fase de classificação da Pistola de Ar 10m na Rio-2016, o brasileiro terminou na 6ª colocação. Assim, se garantiu na rodada final.
TV Globo
A disputa pelo ouro ficou restrita a Felipe e ao vietnamita Hoàng Xuân Vinh. no último tiro, o asiático acabou levando a dourada.
Reprodução
Tanto faz a cor. O atirador trouxe uma mdealha para a modalidade 96 anos depois da conquista de Guilherme Paraense em Antuérpia-1920.
TV Globo
Felipe Wu é mais uma das esperanças brasileiras para Tóquio-2020. Com 4º lugar na etapa de Nova Delhi, ele carimbou a vaga.
AFP