Por Otávio Pilz

FERNANDO

REIS

Gigante em Tóquio

Instagram

Fernando Saraiva Reis nasceu na capital paulista em 10 de março de 1990. Sua mãe, Sílvia, matriculou Fernando e os dois irmãos em aulas de esportes no Pinheiros. 

Arquivo

Após praticar judô, futebol e saltos ornamentais, o menino finalmente encontrou sua vocação. Aos 10 anos, influenciado pelo irmão, lá foi ele levantar pesos...

Arquivo

Apesar do medo de o esporte atrapalhar o crescimento do filho, Sílvia foi a principal incentivadora. Em 2007, era o caçula da equipe que foi ao Pan do Rio de Janeiro.

Arquivo

Três anos após o 10º lugar na categoria até 94kg, do Pan, o paulistano terminou com a prata na acima de 105kg dos Jogos Sul-Americanos em Medellín.

Record

Em 2011, fica campeonato colegial dos EUA e conquista a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

Reuters

Um ano depois, a estréia em Jogos Olímpicos. Em Londres-2012, ao tentar levantar 225kg na prova do arremesso, sofre uma lesão no joelho, terminando em 11º lugar.

Toronto-2015

No Pan de Toronto, em 2015, Fernando se sagra bicampeão, com 427kg, recorde da competição. No mesmo ano termina em 10º lugar no Campeonato Mundial. 

Rio-2016

Na Olimpíada do Rio de Janeiro, mais um expressivo resultado. Ao alcançar a soma de 435kg, Fernando terminou na 5º colocação, um recorde para as Américas.

All Things Gym

No Mundial de 2017, em Anahein, o pesista terminou em 6º lugar, com 440kg, recorde das Américas e melhor resultado do Brasil na mais importante competição do esporte.

Sportv

Em 2018, Fernando entrou para a história, Com o bronze herdado após a eliminação do uzbeque Djangabaev, se torna o 1º brasileiro a medalhar em um Mundial.

Lima-2019

A última conquista do atleta foi há dois anos. No Pan de Lima-2019, mesmo se recuperando de uma cirurgia no joelho, consegue o tricampeonato com facilidade.

Lance!

Tudo sobre o

LEVANTAMENTO
DE PESO