Fernando
Scheffer

Natação (200m Livre)

Fernando Muhlenberg Scheffer nasceu em Canoas (RS), em 06 de abril de 1998. Fernando acompanhava o irmão, Augusto, remador do clube Náutico União. Para não ficar só em casa, decidiu treinar natação. 

Ele rema
Eu nado

Reprodução

O atleta tem um apelido de origem bem curiosa. Ao ver o pé grande do nadador, alguém lembrou da pintura Abaporu e não teve dúvidas: "você é o Monet". Acontece, que o quadro é obra de Tarsila do Amaral.

Reprodução

Desculpa
Tarsila

Prodígio
nos 200

CBDA

O gaúcho já brilhava nas categorias de base. Aos 12 anos conquistou bronze na prova que o consagraria a partir de então: os 200m livre

Tão Perto
Tão Longe

Em 2016, ao 18 anos, o nadador dava indícios de que poderia conquista a vaga para os Jogos do Rio. Porém, apenas 80 centésimos o separaram da classificação.

AFP

Sem se abalar, Scheffer foi em busca de Tóquio-2020. Em 2018 foi para o Minas Tênis Clube, onde se transformou na grande força dos 200m na sua geração.

Projeto
Tóquio

Reprodução

Após dois quartos lugares no Pan-Pacífico, Scheffer fez parte do Revezamento 4x200m que conquistou ouro e bateu recorde mundial de piscina curta no Mundial da China em 2018.

FINA

Fazendo
História

FINA

Ouros
em Lima

Lima-2019

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, Fernando conquistou três medalhas sendo duas de ouro, nos 200m livre e 4x200m, e uma de prata, nos 400m livre.

Medalhista
Olímpico

Em Tóquio, Scheffer chegou à final dos 200m após entrar com o oitavo tempo na semi. Na decisão, ficou a prova toda entre os três primeiros, garantindo o bronze, a primeira medalha da natação nos Jogos.

AFP

Sportv

O gáucho ainda teve fôlego para chegar à final do Revezamento 4x200m com o time brasileiro. Apesar do oitavo lugar, Scheffer sai da Olimpíada ainda mais gigante.

Despedida
Na final

Sátiro Sodré

Tudo Sobre
TÓQUIO 2020