Por Fernanda Zalcman
Fofão 7 Oficial
Conquistar mais de uma medalha olímpica é PARA POUCOS. Ao longo de 22 edições de Olimpíadas em que o Brasil esteve presente, apenas 15 atletas brasileiros faturaram três ou mais medalhas.
Divulgação
E desta seleta lista, SOMENTE UMA é mulher: Hélia Souza, a Fofão, que tem em seu currículo um ouro e dois bronzes, sendo a mulher brasileira com mais medalhas olímpicas.
Luludi/Estadão
Fofão ESTREOU em Jogos Olímpicos em 1992, EM BARCELONA. Daí em diante, foi convocada cinco vezes consecutivas.
Ivo Gonzalez / Agência O Globo
A PRIMEIRA MEDALHA, no entanto, veio em sua segunda participação nos Jogos, em Atlanta-1996, quando a seleção de vôlei feminino foi ao pódio pela primeira vez depois de conquistar o bronze.
ESPN
Quatro anos mais tarde, em Sydney-2000, Fofão e a seleção REPETIRAM O FEITO e trouxeram para casa mais uma medalha de bronze.
Divulgação
Mas ela não parou por aí. Depois de PASSAR EM BRANCO em Atenas-2004, a atleta paulista voltou para a Olimpíada, desta vez, para subir ao lugar mais alto do pódio.
10 Anos do 1º OURO OLÍMPICO | DOC
Foi em Pequim-2008 que Fofão e a seleção brasileira de vôlei feminino deixaram para trás o fantasma que as perseguia há anos. Pela primeira vez, a equipe nacional feminina chegou a UMA FINAL OLÍMPICA.
Ivo Gonzalez / Agência O Globo
Havia chegado o momento tão sonhado: subir ao LUGAR MAIS ALTO DO PÓDIO e ouvir o hino brasileiro. E foi ali, no ginásio da Capital, Pequim, que Fofão se eternizou – ainda mais – na história do esporte brasileiro.
ESPN
Fofão conquistou sua terceira medalha em Jogos Olímpicos e se tornou a mulher brasileira com mais medalhas olímpicas.
Folha Press