Por Fernanda Zalcman

MEDALHAS OLÍMPICAS
A BRASILEIRA COM MAIS

Fofão

Fofão 7 Oficial

Conquistar mais de uma medalha olímpica é PARA POUCOS. Ao longo de 22 edições de Olimpíadas em que o Brasil esteve presente, apenas 15 atletas brasileiros faturaram três ou mais medalhas.

Divulgação

E desta seleta lista, SOMENTE UMA é mulher: Hélia Souza, a Fofão, que tem em seu currículo um ouro e dois bronzes, sendo a mulher brasileira com mais medalhas olímpicas.

Luludi/Estadão

Fofão ESTREOU em Jogos Olímpicos em 1992, EM BARCELONA. Daí em diante, foi convocada cinco vezes consecutivas.

 Ivo Gonzalez / Agência O Globo

A PRIMEIRA MEDALHA, no entanto, veio em sua segunda participação nos Jogos, em Atlanta-1996, quando a seleção de vôlei feminino foi ao pódio pela primeira vez depois de conquistar o bronze.

ESPN

Quatro anos mais tarde, em Sydney-2000, Fofão e a seleção REPETIRAM O FEITO e trouxeram para casa mais uma medalha de bronze.

Divulgação

Mas ela não parou por aí. Depois de PASSAR EM BRANCO em Atenas-2004, a atleta paulista voltou para a Olimpíada, desta vez, para subir ao lugar mais alto do pódio.

10 Anos do 1º OURO OLÍMPICO | DOC

Foi em Pequim-2008 que Fofão e a seleção brasileira de vôlei feminino deixaram para trás o fantasma que as perseguia há anos. Pela primeira vez, a equipe nacional feminina chegou a UMA FINAL OLÍMPICA.

 Ivo Gonzalez / Agência O Globo

Havia chegado o momento tão sonhado: subir ao LUGAR MAIS ALTO DO PÓDIO e ouvir o hino brasileiro. E foi ali, no ginásio da Capital, Pequim, que Fofão se eternizou – ainda mais – na história do esporte brasileiro.

ESPN

Fofão conquistou sua terceira medalha em Jogos Olímpicos e se tornou a mulher brasileira com mais medalhas olímpicas.

Folha Press

PASSA POR AQUI
O VÔLEI OLÍMPICO