Apesar de muita tradição no esportes olímpicos, o Botafogo conquistou apenas duas medalhas olímpicas. Mas o clube tem história nos Jogos. Confira!
Botafogo FR
MRV
Aida dos Santos competiu pelo Fogão em Tóquio-1964. Única mulher da delegação brasileira, ela chegou perto do pódio no salto em altura, ao terminar em quarto.
ATLETISMO
Reprodução
As duas únicas medalhas do clube em olimpíadas vieram da bola ao cesto. Affonso de Azevedo Évora, o Fon-Fon trouxe o bronze de Londres-1948.
BASQUETE
Google Maps
Mesmo sendo carioca, Affonso se tornou nome de rua do outro lado da Dutra, mais precisamente no bairro da Brasilândia, Zona Norte.
BASQUETE
Reprodução
A outra medalha, também de bronze, veio com Sérgio de Toledo Machado, o Sérgio Macarrão (esq). O ala fez parte da seleção que foi terceiro lugar em Tóquio-1964.
BASQUETE
Garrafão Atebarj
Aos 76 anos, Macarrão continua um apaixonado pelo basquete e vem participado de lives dedicadas à modalidade.
BASQUETE
Placar
Nos gramados o último atleta do Glorioso a participar dos Jogos, foi o goleiro Zé Carlos, que defendeu a seleção que perdeu o bronze para URSS em 1976.
FUTEBOL
Reprodução
um dos maiores nomes do esporte, Bebeto de Freitas era do Botafogo quando foi a Munique-1972 e Montreal-1976. Foi o treinador da Geração de Prata em 1984.