Por Otávio Pilz

INCANSÁVEL
VENCEDORA

FORMIGA

GloboEsporte

Nascida em Salvardor em 3 de março de 1978, Miraildes Maciel Mota já sabia o que queria desde a infância. As  cabeças das bonecas viravam bola de futebol em seus pés...

GloboEsporte

Incentivada pelo tio e pela mãe, entrou em uma escolinha. Aos 12 anos, decide seguir o caminho do esporte, e sua entrega em campo rendeu o apelido que carrega até hoje. 

FIFA

Começou no futsal, passando ao campo pouco tempo depois. Aos 15 anos foi destaque do campeonato baiano, o que lhe rendeu a convocação à seleção precocemente.

Reprodução

Disputou a 2ª Copa do Mundo de Futebol Feminino, em 1995. É tão longeva que, no torneio, enfrentou a então atleta Pia Sundhage, hoje sua treinadora na seleção brasileira.

Divulgação

Desde 1995, Formiga atuou em todas as Copas do Mundo disputadas até hoje. Em 2003, no Pan de Santo Domingo, a primeira conquista vestindo a camisa da seleção.

Divulgação

Um ano depois, nas Olimpíadas de Atenas-2004, a volante fez parte da equipe que conquistou a medalha de prata. Foi a primeira do futebol feminino.

Divulgação

No mesmo ano sai do Santa Isabel/MG e se transfere para o Malmo FF, da Suécia. Fica até 2005, quando começa uma peregrinação por diversos clubes dos Estados Unidos.

Globo

Em 2007, a única conquista da seleção em casa. Diante de cerca de 70 mil espectadores no Maracanã, as brasileiras fizeram 5 a 0 nas americanas e se sagraram bicampeãs do Pan.

Band

Ainda em 2007, a melhor campanha do Brasil em um Mundial. Apesar da derrota para as alemãs, o vice-campeonato é um baita orgulho para uma modalidade tão maltratada.

Reprodução

Foi um período de glórias para as "canarinhas". No Jogos Olímpicos de Pequim-2008, Formiga consquista sua 2ª medalha de prata. As algozes, como em 2004, americanas.

CBF

Em 2016, a meia decidiu se aposentar da seleção. A aposentadoria durou pouco. Dois anos depois, a baiana anunciava o retorno para mais uma Copa do Mundo.

É tanta coisa, que não tá no gibi. Quem disse? Em 2018, virou personagem da Turma da Mônica em uma série sobre empoderamento feminino.

Divulgação

Campeã da Libertadores em 2011 pelo São José/SP, a atleta atua pelo PSG desde 2017. Acaba de garantir vaga na semifinal da Champions League 2021 ao bater o Lyon.

twitter/PSG

Formiga é a única atleta do futebol feminino a disputar todas as edições olímpicas até hoje. E é figurinha carimbada na competição a ser disputada em Tóquio, daqui a três meses.

Divulgação

DO FUTEBOL FEMININO

ACOMPANHE TUDO

DR