FUTSAL

NAS OLIMPÍADAS?
Por Otávio Pilz
FutsalEURO2018

DÚVIDA ETERNA

A cada edição de Jogos Olímpicos, a pergunta bomba nas mais variadas mídias: POR QUE O FUTSAL NÃO ESTÁ NAS OLIMPÍADAS? Vamos entender a modalidade desde o ínicio...

Arquivo

ORIGEM

Supõe-se que o esporte teria sido criado nos anos 1930 pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier , da Associação Cristã de Moços de Montevidéu . No início era chamado de Indoor Football.

ACM

NO BRASIL

Chegou ao país em meados de 1935, também através da ACM. Alguns afirmam que essa seria a verdadeira origem da modalidade, que era praticada por 7 atletas em cada time no início.

Arquivo

PRIMEIRO MUNDIAL

Organizado pela extinta FIFUSA em 1982, o primeiro Mundial de Futebol de Salão ocorreu no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Na decisão, o Brasil bateu o Paraguai por 1x0, gol de Jackson.

TV Cultura
Arquivo

FIFA

Devido a crescente popularização do esporte, a partir de 1989, a FIFA decide assumir a modalidade. No mesmo ano, na Holanda, o Brasil vence os anfitriões na final da primeira Copa do Mundo.

Getty Images

COPA DO MUNDO

Desde 1992, a Copa do Mundo é disputada a cada quatro anos. Assim como nos gramados, a seleção brasileira é a maior campeã com 5 títulos. Em 2016 a Argentina conquistou a taça.

FIFA
Getty Images

PAN 2007

Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, o Brasil, por ser sede, pode incluir o futsal na programação, Com ginásio cheio, a Seleção goleou a Argentina e faturou a medalha de ouro.

TV Globo
Olympics

OUTROS EVENTOS

O Pan de 2007 foi o único com o futsal. Atualmente, o esporte está no programa dos Jogos Olímpicos da Juventude (Mas. e Fem.), Sul-Americanos, da Lusofonia e do Sudeste Asiático.

Reprodução

REGRAS DO COI

Para se tornar um esporte olímpico, a modalidade deve ser reconhecida pelo COI, ter uma Federação Internacional e seguir o código antidoping do Comitê Olímpico.

Sioux City Journal

PRATICANTES

Além dessas regras, há outro requisito importante: o esporte deve ser praticado por homens em mais de 75 países e 4 continentes, e por mulheres em 40 nações de 3 continentes.

Olympics

TUDO CERTO

O futsal cumpre todas essas exigências, já que é gerido pela FIFA, seguindo o anti-doping do COI. É também, o quarto esporte mais praticado do mundo, sendo jogado em mais de 170 países.

Reuters

COI X FIFA

Há dois empecilhos pro futsal se tornar olímpico. O limite de 23 anos imposto pela FIFA ao futebol nos Jogos e o pedido do COI da Copa do Mundo de Futsal não ocorrer em anos olímpicos.

UEFA

RETORNO

A entrada na olimpíada aumentaria consideravelmente o interesse e a visibilidade do futsal. Assim, o investimento por parte da mídia e patrocinadores seria muito maior.

Olympics

O TEMPO DIRÁ

Apesar do clamor dos salonistas, o caminho é árduo. Paris-2024 já tem seu programa fechado e nada indica que o COI inclua o esporte nos Jogos de Los Angeles-2028. Mas até lá, tem chão...

Arquivo
Saiba tudo sobre
OLIMPÍADA