Você conhece tudo sobre a

GINÁSTICA
DE TRAMPOLIM?

Por Otávio Pilz
Modalidade

O americano George Nielsen construiu o primeiro trampolim em sua garagem, por volta de 1930. O aparelho só se tornou modalidade olímpica em Sydney-2000.

Reprodução
No Brasil

Por aqui, a ginástica de trampolim chegou em 1975, com o professor de Educação Física José Martins de Oliveira Filho. Somente em 1990, o Brasil estreou em um Mundial.

Arquivo Pessoal
Prova Olímpica

O programa olímpico do trampolim possui apenas a prova individual tanto no masculino quanto no feminino. No Mundial há também a disputa entre pares e trios. 

TNT Sports Brasil
Trampolim

O aparelho olímpico tem 5,05m de comprimento por 2,92m de largura. A rede central é delimitada por um espaço de 4,28m de comprimento por 2,14m de largura

Reprodução
Competição

Assim como na ginástica artística, a modalidade do trampolim pontua os atletas de acordo com a dificuldade e execução de movimentos pré-estabelecidos.

Martin Rulsch
Saltos

Um ginasta alcança até 8 metros de altura em um salto. Cada um deles realiza uma série de dez saltos entre simples, duplos e triplos, com ou sem piruetas.

Olympics
Olimpíada

São 16 atletas em cada uma das competições olímpicas. Oito em cada torneio avança a final. O Brasl ainda não tem representantes em nenhum dos gêneros. 

Olympics
Histórico

Com 11 medalhas, a China é a nação com mais medalhas na ginástica de trampolim, Em seguida, vem o Canadá com 7 medalhas. O Brasil participou apenas da Rio-2016.

Julia Alleyne
Saiba tudo sobre a

GINÁSTICA
DE TRAMPOLIM?