Por Mariana Moreto
MASCOTES
A HISTÓRIA DOS
COI/Ringer Illustration

A primeira vez que uma edição dos Jogos Olímpicos teve uma mascote foi em Munique-1972. A partir de lá, virou uma tradição presente em todas as Olimpíadas.

COI

O cachorrinho “salsicha” foi a primeira mascote dos Jogos, em Munique-1972. Sua raça representa resistência, tenacidade e agilidade e tornou-se um sucesso comercial.

WALDI

COI

A mascote de Montreal-1976 foi um castor, símbolo do país e de paciência e trabalho duro. Seu nome significa castor na língua algonquin, falada pelos índios canadenses.

AMIK

Arquivo / RIA Novosti

Maior celebridade entre todas as mascotes da história dos Jogos, o urso emocionou o mundo ao mostrar lágrimas na cerimônia de encerramento de Moscou-1980.

MISHA

Olympic

Los Angeles-1984 trouxe os estúdios Disney para desenvolver a águia Sam, ave nacional americana. Já em Seul-1988, o tigre Hodori foi escolhido entre 4 mil candidatos.

SAM E HODORI

Olympic

Honrando a tradição de Gaudí, o cachorrinho Cobi, uma abreviação de Comitê Organizador de Barcelona, foi a mascote em 1992. 4 anos depois, Atlanta teve Izzy.

COBI E IZZY

Olympic

Sydney-2000 teve três mascotes: um pássaro kookaburra, um ornitorrinco e um equidna, uma espécie de porco-espinho.

OLLY, SYD E MILLIE

Olympic

Batizados com os nomes de irmãos do Olimpo, as mascotes de Atenas-2004 não eram lá muito carismáticas.

ATHENA E PHEVOS

Olympic

Marcados pela ostentação e até pelo exagero, os Jogos Pequim-2008 tiveram 5 mascotes. Coletivamente eram chamadas de fuwam: crianças de boa sorte.

BEIBEI, JINGJING, HUANHUAN, YINGYING E NINI

Olympic

Segundo a história idealizada pelo escritor infantil Michael Morpurgo, a mascote dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 representa uma gota de aço do Estádio Olímpico.

WENLOCK

Rio2016

Em homenagem a Vinícius de Moraes, a mascote do Rio -2016 representa a diversidade da fauna brasileira – tem a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza das aves.

VINÍCIUS

Tokyo2020

A mascote de Tóquio-2020 foi escolhida entre 2.042 desenhos enviados por japoneses. O robô simboliza o velho e o novo, ecoando o conceito de inovação pela harmonia.

MIRAITOWA

Divulgação
OLIMPÍADA
TUDO SOBRE