Por Camila Nakazato
Abelardo Mendes Jr
Você conhece o Ícaro Miguel, número 1 do taekwondo mundial? Então vem saber um pouco mais sobre o atleta!
Ícaro Miguel Martins Soares nasceu em Minas Gerais. Aos 6 anos de idade sofreu um acidente caseiro que o deixou com 10% da visão do olho direito.
Reprodução
Aos 8 anos, Ícaro comentou com o pai que queria fazer luta. Os pais já haviam praticado o Taekwondo e não pensaram duas vezes para iniciar o filho.
Instagram
Em 2010, Ícaro Miguel recebeu sua faixa preta e já em 2012 disputou seu primeiro Mundial. Em 2014, se mudou para São Caetano para treinar na Two Brothers Team.
Instagram
Em 2018, veio sua primeira grande conquista: pelo Pan-Americano de Taekwondo, Ícaro ficou com a prata em Spokane, nos EUA.
Reprodução
Ícaro se recusa a fazer um transplante de córnea. Com a cirurgia, a córnea fica sensível e em chutes no rosto há um risco muito grande.
Reprodução
Em 2019, a medalha de prata no Mundial, superado apenas pelo russo Vladislav Larin. No mesmo ano ele se tornou vice-campeão pan-americano.
Jadid TKD
Em todas as conquistas, Ícaro faz o gesto de esconder o olho direito. Ele treina com o “olho ruim” para melhorar seus movimentos e reflexos.
Jadid TKD
Em 2020, conquistou a vaga olímpica ao ser finalista do Pré-Olímpico na Costa Rica. Ícaro assumiu o 1º lugar no ranking mundial na categoria até 87kg.
Globo
Apesar do feito, a categoria até 87kg não é olímpica, então Ícaro precisou perder 7kg atingir os 80kg da vaga olimpica.
Instagram
Ícaro Miguel, Edival Pontes (o Netinho), e Milena Titoneli serão os representantes do Brasil no Taekwondo nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
Divulgação
icaromigueltkd