Da Bolinha pro Arco

Por Otávio Pilz

JANE

KARLA

Jana Karla Rodrigues Gogël nasceu em Goiânia (GO), em 6 de julho de 1975. Jane é um dos casos de atleta que mudou de modalidade mesmo após seguir carreira.

Time Nissan

Aos 3 anos de idade, Jane foi acometida de uma poliomielite que prejudicou seu equilíbrio corporal. Ainda assim, o tênis de mesa surgiu em sua vida: amor à primeira vista. 

Reprodução

No esporte da bolinha, a goiana conquistou duas medalhas para-panamericanas na categoria C8, no Rio-2007 e Guadalajara-2011. Além disso, disputou duas paralimpíadas.

Globo Esporte

Como a paralisia infantil tirou-lhe a força dos braços e pernas, a prática do tênis de mesa ficou complicada. Por conta das dores, decidiu mudar de esporte. Opta pelo Arco Composto.

Reprodução

Time Nissan

Em 2015, começa a competir no Arco, e logo em sua estreia, leva o ouro nos Para-panamericanos de Toronto. No ano seguinte, nas Paralimpíadas do Rio, para nas quartas.

Divulgação

Três anos depois de trocar a raquete pelas flechas, Jane chega ao topo do ranking no tiro com Arco. Ainda em 2018, ganha o título panamericano individual e por equipes.

CPB

No ano sequinte, uma notícia que deixou a arqueirca bem chateada. A organização do Parapan de Lima decide retirar o tiro com arco do programa dos Jogos.

World Archery

Após 14 meses parada, a goiana voltou com tudo. Em junho de 2021 campeonato português de tiro, a atleta bateu o recorde brasileiro a fazer 699 pontos de 720 possíveis. 

Acervo Pessoal

Atualmente, Jane é a 18ª colocada do ranking mundial. Vai bem confiante para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, principalmente após o bom resultado em Portugal. Vai que é pódio, Jane! 

Reprodução

E a arqueira vai contar com um apoio especial. A filha Lethicia vai ao Japão como atleta da antiga modalidade da mãe, o tênis de mesa. Juntas, querem fazer história na Paralímpiada.

Acervo

OS JOGOS
PARALÍMPICOS

ESTÃO AQUI