JOAQUIM CRUZ

O primeiro ouro
brasileiro nas pistas
Por Augusto Brasil
Arquivo

HERÓI

Joaquim Cruz é um ex-meio-fundista brasileiro, campeão olímpico dos 800 metros em Los Angeles 1984.

CBAt

LOCAL

A edição de 1984 foi realizada em Los Angeles, no estado da Califórnia(EUA). No total, foram 6829 atletas divididos em 23 esportes.

CBAt

PROVA

Os 800 metros são uma das provas mais clássicas do atletismo, sendo disputada desde Atenas-1896. São duas voltas completas na pista.

CBF

ÚNICO

Joaquim levou o único ouro daquela edição para o Brasil. Ainda foram cinco pratas, entre elas o futebol, e mais dois bronzes. 

CBAt

ANO ANTERIOR

No Mundial de Helsinque em 1983, acabou ficando com a 3ª colocação ns 800 metros, prova em que era considerado um dos favoritos.

TV Globo

PÓDIO

Joaquim venceu os 800 metros, seguido de Sebastian Coe da Grã-Bretanha (campeão nos 1500 metros) e de Earl Jones, dos EUA.

Johanes Eisele

HISTÓRICO

Ao todo, o atletismo brasileiro tem 15 medalhas em Jogos Olímpicos. A última com Thiago Braz no salto com vara na Rio-2016.

Getty Images

PREMIADO

Joaquim tem 3 medalhas olímpicas sendo uma de cada cor e mais duas em Jogos Pan-Americanos. Encerrou a carreira no Troféu Brasil em 1997.

Folha

HONRA

Em Atlanta-1996, sua última olimpíada, o atleta foi o porta-bandeira da delegação brasileira.

Getty Images

PAN

Nosso herói foi homenageado pelo COB em 2007, quando foi escolhido para acender a pira dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.

Rodrigo Barbosa

HOJE

Atualmente ele é treinador do atletismo paralímpico dos EUA. Vive em San Diego, com a esposa Mary e os filhos Kevin e Paulo.

CBAt
Saiba tudo sobre
O ATLETISMO