DA GRÉCIA ANTIGA


OS JOGOS OLÍMPICOS

POR AUGUSTO BRASIL

ORIGEM


A origem da Olimpíada vem da Antiguidade, época em que a competição significava um período de trégua num mundo de guerras.

TRADIÇÃO


Os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga foram disputados, por 293 edições, em competições de cinco grupos de modalidades esportivas. As disputas duraram de 776 a.C. até 393 d.C.

SELETIVO


Apenas cidadãos nascidos em alguma das cidades-estado da Grécia Antiga podiam participar.

PROIBIÇÃO


Eram proibidos de competir os estrangeiros, chamados de bárbaros, os escravos e as mulheres.

PAZ


Os Jogos eram disputados de quatro em quatro anos. A competição sempre foi marcada pela celebração de uma trégua entre as cidades-estado gregas.

PREMIAÇÃO


Mas diferente dos tempos atuais, apenas o campeão era premiado e recebiam uma coroa de louros.

GLÓRIA


A vitória era celebrada duas vezes. No dia, o público arremessa flores e amarravam fitas vermelhas na cabeça e o árbitro lhe entregava um ramo de palma e uma coroa de louro.

RELIGIÃO


No último, eram reunidos os campeões no templo de Zeus. Era praticamente uma cerimônia religiosa em que eles tinham a cabeça ungida por um óleo sagrado.

DECADÊNCIA


O declínio dos Jogos começou quando a Grécia foi invadida pelo Império Romano em 149 a.C., período em que o conflito começou a colocar a Olimpíada em risco.

FIM


O golpe final foi dado pelo imperador Teodósio I, que em 380 d.C, estabeleceu que o cristianismo seria a partir de então a religião oficial do Império Romano.

SAIBA MAIS SOBRE 
OS JOGOS OLÍMPICOS
DA GRÉCIA ANTIGA