Por Otávio Pilz

KAWAN

PEREIRA

Satiro Sodré

Kawan Figueredo Pereira nasceu em 17 de junho de 2002. Natural de Parnaíba, Piauí. se mudou, ainda bem jovem, com a família para o Distrito Federal.

Nordestino Candango

Acácio Pinheiro

Aos sete anos de idade, Kawan foi levado por um treinador para o Centro Olímpico de Brasília. Ali ele participou de uma seletiva de saltos ornamentais, sendo aprovado.

Início nas piscinas

Olympics

Um hobby do atleta o ajuda a aperfeiçoar os movimentos e a habilidade nos saltos.  Foi na capoeira que o garoto aprimorou mortais e cambalhotas.

Gingado

Arquivo

Aos 15 anos, o piauiense ajudou o Brasil a fechar o Campeonato Sul-Americano juvenil com 24 medalhas. No ano seguinte, participou do seu primeiro Mundial júnior.

Internacional

FINA

No Mundial de 2019 disputado na Coreia do Sul, Kawan fez história. Ele e Isaac Filho se tornaram a primeira dupla do país a se classificar para as finais dos saltos.

Resultado histórico

Abelardo Mendes Jr.

Ainda em 2019, a dupla continou batendo marcas. No Pan de Lima, Kawan e Isaac conquistaram o bronze na plataforma de 10m. Foi a primeira medalha do Brasil na modalidade nos Jogos.

Medalha Inédita

Olympics

Na piscina de Tóquio, o saltador continuou escrevendo a história. Se torna o primeiro brasileiro a disputar uma final olímpica, fechando a plataforma de 10m com a 10ª colocação geral.

Estreia olímpica

FINA

Em dezembro de 2021, Kawan alcançou sua maior glória. No Mundial júnior em Kiev, levou o título no trampolim de 3m. E essa nem é sua especialidade. Voa garoto!

É campeão!

FINA

Olympics

TUDO SOBRE

SALTOS ORNAMENTAIS