Por Fernanda Zalcman

MEDALHISTA INDIVIDUAL

A PRIMEIRA BRASILEIRA

Divulgação/CBJ

As primeiras medalhas olímpicas femininas do Brasil foram conquistadas em Atlanta-1996. Porém, em modalidades individuais a espera foi de mais 12 anos.

Reprodução

Foi em Pequim-2008 que a judoca Ketleyn Quadros se tornou a primeira mulher brasileira medalhista olímpica individual.

Reprodução

Ketleyn Quadros tinha apenas 20 anos de idade quando subiu no pódio olímpico. O caminho para se tornar a primeira brasileira medalhista olímpica individual, entretanto, não foi fácil.

Rafael Burza

Com apenas 17 anos, a atleta começou a se destacar e era tratada como potencial para Londres-2012. Mas acabou sendo inserida no ciclo olímpico de Pequim-2008, já no fim.

Reprodução

Por ser a líder do ranking de juniores, Ketleyn teve a oportunidade de disputar a seletiva. A judoca de Ceilândia viu sua principal concorrente, Danielle Zangrando, se machucar, e agarrou a chance.

DX37

Última luta, dia 11 de agosto de 2008. A estreante parecia na verdade veterana. Diante da australiana Maria Pekli, Ketleyn começou muito bem o combate e dominou a adversária.

DX37

No segundo minuto, ela forçou uma punição à australiana e ficou na frente do placar. Depois, Pekli conseguiu devolver a punição, levando o duelo para o golden score.

DX37

Ketleyn Quadros derrubou a rival com um belo contra-golpe e venceu por ippon, garantindo o bronze e se tornando a primeira mulher brasileira medalhista olímpica individual.

Instagram/Ketleynquadros

E a medalha de Ketleyn foi o impulso que o judô feminino precisava. Depois dela, Sarah Menezes e Rafaela Silva conquistaram o ouro e Mayra Aguiar levou dois bronzes.

TUDO SOBRE O JUDÔ

Reprodução