Saiba tudo sobre

LEVANTAMENTO DE PESO

Por Augusto Brasil
Origem

Embora não tenha entrado como esporte nos Jogos da Grécia Antiga, o levantamento de peso já era praticado como forma de preparação para outras modalidades.

COI
Mundial

Em 1891, por exemplo, foi disputado o primeiro Campeonato Mundial de levantamento de peso, com a participação de sete atletas de seis países diferentes.

Rare Historal Photos
Categorias

O levantamento de peso está nos Jogos desde o início da era moderna. Até a edição de Antuérpia, em 1920, a disputa não era dividida em categorias.

Reprodução
Marcelo Zambrann
Mulheres

Levou mais de um século para a presença feminina na modalidade em Jogos Olímpicos. Apenas em Sydney-2000 as mulheres participaram da competição.

Mohd Rasfan
Regras

São 3 disciplinas, com 2 movimentos: o arranco e o arremesso. A soma dos maiores pesos levantados em cada uma das provas, determina a marca total.

Sportv
COI
Quadro de Medalhas

Com 62 medalhas no total, a União Soviética é o país com mais medalhas no total sendo 39 de ouro. São 64 países com medalha na história. O Brasil não tem nenhuma.

Tóquio-2020

O levantamento ocorreu no Tokyo International Forum, um centro de exposições multifuncional composto por 8 salões principais de vários tamanhos, espaços de exposição.

Olympics
COB
Divisões

Atualmente, o levantamento está dividido em: 49kg, 55kg, 59kg, 64kg, 76kg, 87kg e +87kg no feminino. Já no masculino 61kg, 67kg, 73kg, 81kg, 96kg, 109kg e +109kg.

Wander Roberto
Brasil em Tóquio

Com a exclusão de Fernando Reis por doping, o Brasil só contou com mulheres em Tóquio-2020. Jaqueline Ferreira (87kg) ficou em 12ª e Natasha Rosa (49kg) em 9º lugar. 

Saiba tudo sobre o

LEVANTAMENTO DE PESO