Por Fernando Badô
Fernando Santos
Luciano do Valle foi - e é - um dos maiores nomes da imprensa esportiva do Brasil. Ele apostou como poucos em modalidades como vôlei, basquete, boxe e até sinuca.
Divulgação
Nasceu em Campinas (SP) onde começou aos 16 anos, na Rádio Educadora e passou pela Rádio Brasil. Em São Paulo, esteve nas rádios Gazeta e Nacional até chegar à TV Globo, em 1970
TV Globo
Estreou na Globo narrando o Paulista de basquete. Em 1974 se tornou titular da emissora, onde transmitiu o bi de Emerson Fittipaldi na Fórmula-1 e a Copa de 1982.
TV Bandeirantes
Em 1983, passou rapidamente pela Record e chegou à Band, onde revolucionou não só as transmissões, mas o esporte brasileiro, com o Show do Esporte.
TV Bandeirantes
Idealizado por Luciano, o programa ia ao ar ao vivo aos domingos e usava, em emissora aberta, um modelo de TV paga. Eram ao menos 8 horas de um único assunto.
Acervo GazetaPress
No Show do Esporte Luciano criou a Seleção Brasileira de Masters. Vários craques do passado atuando juntos, com o locutor como treinador. Assim nasceu a Copa Pelé.
TV Record
Apostou forte no vôlei como produto de TV. É inegável sua importância na popularização da modalidade. Sem exagero, todos que hoje vivem de vôlei devem a carreira a ele.
TV Record
Inovou ao promover o Grande Desafio de Vôlei. Brasil x URSS se enfrentaram no Maracanã para mais de 95 mil pessoas. Uma pena que a chuva atrapalhou a partida.
TV Bandeirantes
Luciano também criou heróis, como Adilson Maguila Rodrigues. A transmissão de suas lutas rendiam recordes de audiência, como o embate com o argentino Daniel Falconi
Fernando Santos/FolhaPress
Até a sinuca foi destaque no Show do Esporte, e de lá saiu mais um herói nacional: Rui Chapéu. Ele tinha inclusive um grande rival, o inglês Steve Davis.
Acervo Band
Em 1989, a Fórmula Indy era uma das principais atrações do Show do Esporte. E com a narração explosiva de Luciano, Emerson Fittipaldi foi o 1º brasileiro campeão da categoria.
Getty Images
Tinha um carinho especial pelo basquete. Abriu muito espaço e popularizou os nomes de Oscar, Marcel, Paula e Hortência, além de trazer a NBA para a TV brasileira.
TV Bandeirantes
Narrou conquistas do Brasil no basquete, como os ouros do masculino, no Pan de 1987 e do feminino no Pan de 1991, além do mundial feminino de 1994.
Acervo Band
A lista de conquistas narradas por ele também incluem a medalha de ouro olímpica do vôlei masculino em Barcelona-92 e o Tetra do futebol na Copa dos EUA-94.
Divulgação
Luciano nos deixou em abril de 2014, vítima de infarto. Infelizmente, o "Bolacha" se foi antes do Brasil sediar a Copa e as Olimpíadas, um sonho pelo qual lutou a vida inteira.
Band