Saiba tudo sobre

MARATONA AQUÁTICA

Por Augusto Brasil
Modalidade

A maratona é uma classe de águas abertas definida por longas distâncias (pelo menos 10km) e pelas regras tradicionais baseadas na natação do Canal da Mancha.

Satiro Sodré
Na Olimpíada

Apesar de várias distâncias, uma definição mínima comumente usada é 10 quilômetros, a distância do evento de natação da maratona nos Jogos Olímpicos.

Olympics
Estreia

A modalidade foi aprovada pelo COI em 2005, quando se anunciou que a disputa faria parte da natação a partir de Pequim, em 2008. A prova escolhida foi a dos 10 km.

Divulgação
Go Tokyo
Em Tóquio

Foi disputada na belíssima Odaiba Marine Park, um dos principais pontos turísticos de Tóquio. Localizado em uma ilha artificial, o parque conta com uma bela vista.

Jonne Roriz
Medalhas

Apenas 13 países levaram medalhas na modalidade que é disputada desde 2008. O Brasil está em 4º lugar no quadro geral com duas medalhas: um ouro e um bronze, 

Olympícs
Inédita

Poliana Okimoto foi bronze na Rio 2016 na prova disputada em Copacabana, conquistando a primeira medalha feminina da do Brasil nos esportes aquáticos.

Histórico

Em Tóquio, Ana Marcela Cunha entrou para a história. A pentacampeã mundial conquistou o primeiro ouro feminino da natação brasileira em Jogos Olímpicos.

Agência Brasil
TV Globo
Reprodução
Punições

Atrapalhar ou agredir pode gerar desclassificação, como na Rio-2016, quando a francesa Aurélie Muller usou o corpo para afundar a italiana Rachele Bruni.

Reprodução
Identificação

Os nadadores, como identificação, usam pulseiras com chips e números pintados nos seus corpos, definidos por meio de sorteio.

Saiba tudo sobre o

MARATONA AQUÁTICA