Por Otávio Pilz

MARCUS

D'ALMEIDA

NA MOSCA

Reprodução

Marcus Vinicius Carvalho Lopes D'Almeida nasceu no Rio de Janeiro, em 30 de janeiro de 1998. Em 2010 conheceu o tiro com arco através de um projeto da Confederação Brasileira em Maricá.

Instagram

Três anos depois, Marcus já se tornava campeão brasileiro e da Copa do Brasil entre adultos. Ainda em 2013, disputava sua primeira cometição internacional.

Reprodução

No ano seguinte, o arqueiro trouxe três medalhas de ouro dos Jogos Sul-Americanos disputados em Santiago. No mesmo ano conquista pratas na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos da Juventude.

time Petrobrás

No Pan de Toronto, em 2015, ajuda a equipe do Brasil a levar o bronze e quebrar um jejum de 32 anos sem pódio. Nesse ano ainda se sagra campeão mundial da juventude.

Instagram

Chega a Rio-2016 como 6º lugar do ranking, mas acaba sendo eliminado na primeira rodada. O resultado abalou o brasileiro, que quase desistiu do esporte.

Instagram

Com a ajuda do COB, Marcus foi treinar na Coréia do Sul, referência na modalidade. Em 2019, no Pan de Lima, levou a medalha de prata e fechou o ano entre os 20 melhores do ranking mundial.

Instagram

No campeonato panamericano da modalidade em 2021, o arqueiro ganhou três ouros: individual, em equipes e dupla mista ao lado de Ane Marcelle dos Santos. 

Tokyo2020

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, chegou às oitavas de final, quando foi derrotado pelo italiano Mauro Nespoli. Mesmo assim, foi o melhor resultado de um brasileiro em uma edição de olímpiada.

Instagram

Em setembro, no Mundial disputado nos EUA, o carioca fez história ao terminar com o vice-campeonato. Após derrotar o americano Brady Ellison, Marcus perdeu a decisão para o coreano Kim Woojin.

World Archery

Instagram

tudo sobre o

TIRO COM ARCO