Martine Grael nasceu em Nitérói (RJ) em 12 de fevereiro de 1991. Filha do bicampeão olímpico Torben Grael, não tinha como não partir para o mar. Começou a velejar com apenas 4 anos de idade.
Quintal de Casa
Acervo
Kahena Kunze é de São Paulo (SP), nascida em 12 de março de 1991, exatamente um mês depois de Martine. Assim como a parceira, Kahena é filha de velejador. No caso, Claudio Kunze, campeão mundial da classe Pinguim.
Instagram
Muito Parecidas
Campeã desde Cedo
Zero Hora
Martine logo começou a se destacar e conquistar seus primeiros títulos. Em 2004 e 2006, sagrou-se bicampeã brasileira na classe Optmist.
Parceria pra Vida
Kahena iniciou no esporte ainda criança, na Represa de Guarapiranga. Quando seus pais se mudaram para o Rio, passou a disputar a Classe Optmist, onde, aos 13 anos, conheceu Martine.
Instagram
Em 2009, Martine e Kahena foram campeãs mundiais júnior na classe 420. Kahena esperou um convite da parceira para Londres 2012, mas a carioca preferiu Isabel Swan. As duas acabaram sem vaga.
Campeãs sem Vaga
Reprodução
O sucesso na vela estaria ao lado de Kahena Kuze. A parceria foi formada para o ciclo da Rio 2016 na categoria 49er FX. Logo no primeiro mundial de 2013, disputado na França, foram vice.
Instagram
Dupla Perfeita
Caminho para o Rio
Instagram
Um ano depois, foram campeãs do mundo, algo que lhes rendeu o prêmio do COB de melhores do ano de 2014. Em 2015, foram novamente vice-campeãs do mundo e faturaram a prata no Pan de Toronto.
SailingWorldCup
Ouro em Casa
A partir dali a entrosada dupla colecionou diversas medalhas. A mais importante de todas veio nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. O ouro de Martine Grael e Kahena Kunze na classe 49er FX.
Reprodução
Martine e Kahena seguiram competindo no mesmo nível após os Jogos do Rio. Foram medalhistas de prata nos dois mundiais seguintes, disputados em 2017 e 2019.
Coleção de Medalhas
Reprodução
No Pan de Lima, além de terem faturado a medalha de ouro, tiveram a honra de carregar a bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, se tornando as primeiras mulheres brasileiras a realizar o feito.
Lima-2019
Honra e Vitória
Bicampeãs no Japão
COB
Em Tóquio, as velejadoras fizeram uma competição segura, com direito a vitória de ponta a ponta na 7ª regata. O terceiro lugar na Medal Race garantu à dupla o bicampeonato olímpico.
TV Globo
Tal Pai, Tal Filha
Martine iguala o pai em número de medalhas de ouros. Torben venceu a Classe Star em 1996 e 2004. O velejador ainda possui uma prata e dois bronzes.