Martine Grael
Kahena Kunze

Vela
49er FX

Martine Grael nasceu em Nitérói (RJ) em 12 de fevereiro de 1991. Filha do bicampeão olímpico Torben Grael, não tinha como não partir para o mar. Começou a velejar com apenas 4 anos de idade.

Quintal
de Casa

Acervo

Kahena Kunze é de São Paulo (SP), nascida em 12 de março de 1991, exatamente um mês depois de Martine. Assim como a parceira, Kahena é filha de velejador. No caso, Claudio Kunze, campeão mundial da classe Pinguim.

Instagram

Muito Parecidas

Campeã
desde Cedo

Zero Hora

Martine logo começou a se destacar e conquistar seus primeiros títulos. Em 2004 e 2006, sagrou-se bicampeã brasileira na classe Optmist.

Parceria
pra Vida

Kahena iniciou no esporte ainda criança, na Represa de Guarapiranga. Quando seus pais se mudaram para o Rio, passou a disputar a Classe Optmist, onde, aos 13 anos, conheceu Martine.

Instagram

Em 2009, Martine e Kahena foram campeãs mundiais júnior na classe 420. Kahena esperou um convite da parceira para  Londres 2012, mas a carioca preferiu Isabel Swan. As duas acabaram sem vaga.

Campeãs
sem Vaga

Reprodução

O sucesso na vela estaria ao lado de Kahena Kuze. A parceria foi formada para o ciclo da Rio 2016 na categoria 49er FX. Logo no primeiro mundial de 2013, disputado na França, foram vice.

Instagram

Dupla
Perfeita

Caminho
para o Rio

Instagram

Um ano depois, foram campeãs do mundo, algo que lhes rendeu o prêmio do COB de melhores do ano de 2014. Em 2015, foram novamente vice-campeãs do mundo e faturaram a prata no Pan de Toronto.

SailingWorldCup

Ouro
em Casa

A partir dali a entrosada dupla colecionou diversas medalhas. A mais importante de todas veio nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. O ouro de Martine Grael e Kahena Kunze na classe 49er FX.

Reprodução

Martine e Kahena seguiram competindo no mesmo nível após os Jogos do Rio. Foram medalhistas de prata nos dois mundiais seguintes, disputados em 2017 e 2019.

Coleção de
Medalhas

Reprodução

No Pan de Lima, além de terem faturado a medalha de ouro, tiveram a honra de carregar a bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, se tornando as primeiras mulheres brasileiras a realizar o feito.

Lima-2019

Honra
e Vitória

Bicampeãs
no Japão

COB

Em Tóquio, as velejadoras fizeram uma competição segura, com direito a vitória de ponta a ponta na 7ª regata. O terceiro lugar na Medal Race garantu à dupla o bicampeonato olímpico. 

TV Globo

Tal Pai,
Tal Filha

Martine iguala o pai em número de medalhas de ouros. Torben venceu a Classe Star em 1996 e 2004. O velejador ainda possui uma prata e dois bronzes. 

Reprodução

Tudo Sobre
TÓQUIO 2020