Mayra Aguiar da Silva nasceu em Porto Alegre (RS), em 03 de agosto de 1991. Incentivada pelos pais, começou a praticar judô como uma atividade física, mas logo se tornou algo mais sério.
Graças aos Pais
Acervo
Iniciou sua vida como atleta pelo Sogipa, cllube gaúcho do qual faz parte até hoje. Aos 15 anos de idade, e mesmo sem a faixa preta, Mayra conquistava a prata na categoria até 70kg no Pan do Rio-2007.
O Globo
Medalha Precoce
Subindo o Peso
Reprodução
Após derrota na primeira rodada em Pequim-2008, mudou para as meio-pesadas. Conquista a prata no Mundial de 2010 e, no ano seguinte, bronze no Mundial e no Pan de Guadalajara.
Medalha Olímpica
Nos Jogos de Londres, em 2012, a primeiro medalha olímpica. Ao derrotar a holandesa Marhinde Verkerk, a gaúcha conquistou o bronze na categoria até 78kg.
Cleber Mendes
Olympics
Em 2014, na Rússia, Mayra vence seu primeiro Mundial ao bater a francesa Audrey Tcheumeo na decisão. Um ano depois, no Pan de Toronto, mais uma medalha, dessa vez, de prata.
Campeã Mundial
EFE
Em um ano que contou com a vitória sobre a rival americana Kayla Harrison no Grand Slam de Paris, "Mayrão" leva pra casa seu segundo bronze olímpico. Na Rio-2016, derrotou a cubana Yalennis Castillo, com direito a contagem da torcida.
O Globo
Pódio em Casa
Olympics
Ouro Duplo
Lima 2019
Em 2017, no Mundial de Budapeste, mais um título, agora vencendo a japonesa Mami Umeki. No Pan de Lima, em 2019, medalha de ouro ao derrotar a cubana Kaliema Antomarchi
Superação e Foco
A judoca chegou a Tóquio oito meses após passar por cirurgia no joelho esquerdo. Foi a terceira da atleta, que em 2013, havia passado por outra operação no joelho e mais uma no ombro. Resiliência é pouco...
Jefferson Botega
Ao vencer a coreana Yoon Hyun-ji, em Tóquio-2020, Mayra se tornou a primeira mulher a ganhar três medalhas individuais, e a atleta do judô mais medalhada em Jogos Olímpicos. E isso, na sequência!