Mayra
Aguiar

Judô (-78kg)

Mayra Aguiar da Silva nasceu em Porto Alegre (RS), em 03 de agosto de 1991. Incentivada pelos pais, começou a praticar  judô como uma atividade física, mas logo se tornou algo mais sério.

Graças
aos Pais

Acervo

Iniciou sua vida como atleta pelo Sogipa, cllube gaúcho do qual faz parte até hoje. Aos 15 anos de idade, e mesmo sem a faixa preta, Mayra conquistava a prata na categoria até 70kg no Pan do Rio-2007.

O Globo

Medalha
Precoce

Subindo
o Peso

Reprodução

Após derrota na primeira rodada em Pequim-2008, mudou para as meio-pesadas. Conquista a prata no Mundial de 2010 e, no ano seguinte, bronze no Mundial e no Pan de Guadalajara.

Medalha
Olímpica

Nos Jogos de Londres, em 2012, a primeiro medalha olímpica. Ao derrotar a holandesa Marhinde Verkerk, a gaúcha conquistou o bronze na categoria até 78kg. 

Cleber Mendes

Olympics

Em 2014, na Rússia, Mayra vence seu primeiro Mundial ao bater a francesa Audrey Tcheumeo na decisão. Um ano depois, no Pan de Toronto, mais uma medalha, dessa vez, de prata.

Campeã
Mundial

EFE

Em um ano que contou com a vitória sobre a rival americana Kayla Harrison no Grand Slam de Paris, "Mayrão" leva pra casa seu segundo bronze olímpico. Na Rio-2016, derrotou a cubana Yalennis Castillo, com direito a contagem da torcida.

O Globo

Pódio
em Casa

Olympics

Ouro
Duplo

Lima 2019

Em 2017, no Mundial de Budapeste, mais um título, agora vencendo a japonesa Mami Umeki. No Pan de Lima, em 2019, medalha de ouro ao derrotar a cubana Kaliema Antomarchi

Superação
e Foco

A judoca chegou a Tóquio oito meses após passar por cirurgia no joelho esquerdo. Foi a terceira da atleta, que em 2013, havia passado por outra operação no joelho e mais uma no ombro. Resiliência é pouco...

Jefferson Botega

Ao vencer a coreana Yoon Hyun-ji, em Tóquio-2020, Mayra se tornou a primeira mulher a ganhar três medalhas individuais, e a atleta do judô mais medalhada em Jogos Olímpicos. E isso, na sequência!

Bronze
e Recordes

Time Brasil

Globo

Tudo Sobre
TÓQUIO 2020