Medalhistas
Paralímpicos

Dia 07
31 de Agosto

O sul-matogrossense já havia levado os 5000m em Tóquio, mas a vitória nos 1500m foi única. Além de vir com recorde mundial, o ouro de Yeltsin foi a centésima medalha dourada do Brasil na história.

Yeltsin
Jacques

Getty Images

Sportv

Raíssa Rocha Machado nasceu em Ibipeba (BA), em 17 de maio de 1996. A baiana, que tem má formação congênita, sofria com bullying na infância até encontrar força no esporte paralímpico.

Reprodução

Raíssa
Machado

Aos 11 anos começou a praticar ginástica, e logo depois, conheceu o lançamento de dardo. Dona de duas medalhas em Parapan (ouro em 2019 e bronze em 2015), em Tóquio levou a prata na classe F56.

twitter

Sportv

A pernambucana dominou as águas do Centro Aquático. Sua terceira medalha em Tóquio, a segunda de ouro, veio na forte prova dos 100m da classe S12.

Ale Cabral

Maria Carolina
Santiago

Sportv

O nosso "Bill" foi outro que reinou nas águas japonesas. A prata nos 200m medley da classe SM14 foi a quarta medalha do paulista nas paralimpíadas de Tóquio.

Gabriel
Bandeira

Miriam Jeske

Sportv

Mariana Gesteira Ribeiro é natural de Itaboraí (RJ), nascida em 28 de junho de 1995. Aos 14 anos foi diagnosticada com síndrome de Arnold Chiari, doença que afeta o cérebro e o sistema nervoso.

Reprodução

Mariana
Ribeiro

Mari iniciou na natação aos 10 anos, e com 20, começou a competir no paradesporto. Dona de 5 medalhas no Parapan de Lima, em 2019, o bronze nos 100m livre S9 foi a primeira medalha paralímpica da atleta.

Reprodução

Sportv

Com uma excelente prova, a equipe formada por Lucilene Sousa, Maria Carolina Santiago, Douglas Matera e Wendell Belarmino conquistou a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos.

Alê Cabral

4x100m Livre
Misto 49pts

Lucilene da Silva Sousa nasceu em São Miguel do Gamá (PA), em 5 de abril de 2000. A atleta tem atrofia do nervo óptico, o que causa perda de visão irreversível. Está em sua primeira paralimpíada.

Reprodução

Lucilene
Souza

Mais uma conquista da recifense em Tóquio. Ela vai se tornando a mulher brasileira com mais medalhas paralímpicas em uma só edição dos Jogos. Com essa, já são quatro nessa paralimpíada.

Reprodução

Maria Carolina
Santiago

O brasiliense conquistou sua segunda medalha em Tóquio-2020. Antes da prata do revezamento, havia vencido os 50m livre na classe S11.

Reprodução

Wendell
Belarmino

Douglas Matera é carioca, nascido em 8 de maio de 1993. Douglas nasceu com retinose pigmentar, uma mutação genética hereditária, que causa perda gradual de visão. Em 2009, iniciou no paradesporto.

Reprodução

Douglas
Matera

Sportv

Jardênia Félix Barbosa da Silva é natural de Natal (RN) do dia 9 de setembro de 2003. A potiguar possui deficiência intelectual e até 2016, competia no atletismo convencional.

Bernadett Szabo

Jardênia
Barbosa

A paralimpíada de Tóquio é a primeira grande competição de Jardênia. E logo na estreia, a atleta já levou medalha, ao conquistar o bronze nos 400m T20.

Rogério Capela

Tudo Sobre
TÓQUIO 2020