Medalhistas
Paralímpicos

Dia 10
03 de Setembro

Luis Carlos Cardoso nasceu em Picos (PI), em 11 de dezembro de 1984. Luis Carlos era dançarino de forró até que, em 2009, uma esquitossomose o fez perder o movimento das pernas.

Luis Carlos
Cardoso

Reprodução

O atleta começou na canoeagem com o objetivo de reabilitar-se, mas pra virar paixão foi uma remada. A prata no KL1 200 em Tóquio foi a primeira medalha paralímpica do canoísta.

CPI

Sportv

O carioca conquistou seu segundo bronze na Paralimpíada de Tóquio. Antes do levantamento de disco, João já havia subido ao pódio no arremesso de peso, ambos da classe F37.

Reprodução

JoãoVictor
Teixeira

Sportv

O brasiliense encerrou sua primeira paralimpíada com um bronze nos 100m borboleta. O nadador da classe S11 já havia ganho ouro nos 50m livre e a prata com o revezamento 4x100m misto.

Miriam Jeske

Wendell
Belarmino

Sportv

Silvana Mayara Cardoso Fernandes é natural de São Bento (PB), em 23 de abril de 1999. Silvana nasceu sem uma parte do braço direito e começou no atletismo aos 14 anos de idade. 

Silvana
Fernandes

Ale Cabral

Foi somente em 2018, que a paraiabana migrou para o taekwondo. Após o ouro no Parapan de Lima, a atleta da classe K44 até 58kg garantiu a vaga em Tóquio, de onde trouxe a medalha de bronze.

Ale Cabral

TRT Spor

A Seleção Brasileira masculina de Goalball conquistou sua primeira medalha de ouro na história dos Jogos. Na decisão, os atuais bicampeões mundiais bateraim a China por 7x2 e levaram o título inédito.

Getty Images

Goalball
Masculino

A equipe campeã em Tóquio foi formada pelo carioca Alex (26), os paraibanos Émerson (22), Zé Roberto (40) e Romário (31); o brasiliense Leomon (28); e o paraense Josemárcio (26).

Reprodução

Sportv

Thiago Paulino nasceu em Orlândia (SP), em 29 de dezembro de 1985. Perdeu a perna em um acidente de moto que sofreu aos 20 anos. Para o arremesso de peso, precisou engordar para ir de 78 a 100kg.

Reprodução

Thiago
Paulino

Em Tóquio, Thiago foi ouro no arremesso de peso F57 até a China entrar com um recurso invalidando dois lançamentos do brasileiro. Visivelmente revoltado, o paulista protestou ao receber o bronze.

CPB

Marco Aurélio Lima Borges é paulistano, mascido em 5 de janeiro de 1978. Ex-motoboy, Marco Aurélio teve a perna direita amputada aos 20 anos após ser atingido por um caminhão.

Reprodução

Marco Aurélio
Borges

Sete anos depois do acidente, entrou para o atletismo. No arremesso de peso F57 em Tóquio, o atleta que havia sido bronze, acabou herdando a prata após Thiago Paulino ter dois lançamentos invalidados.

Reprodução

OTD

Tudo Sobre
TÓQUIO 2020