Por Otávio Pilz
O Mundial de badminton acontece de 12 a 19 de dezembro no Palácio de Esportes da cidade de Huelva, localizada na região da Andaluzia, na Espanha.
FAB
São 324 atletas de 49 países. As medalhas são distribuídas em cinco torneios: simples masculino e feminino, e duplas masculinas, femininas e mistas.
Divulgação
O Brasil vai em peso. Ygor Coelho disputa simples; Francielton e Fabrício Farias nas duplas masculinas; Samia e Jaqueline Lima nas duplas femininas e Fabrício e Jaqueline nas mistas.
Reprodução
O líder do ranking masculino é o dinamarquês Viktor Axelsen. Entre as mulheres quem lidera é a taiwanesa Tai Tzu Ying.
Reprodução
No mundial de 2019, realizado na Suíça, o Japão terminou a competição liderando o quadro geral de medalhas, com seis no total. A China ficou uma medalha atrás.
Na edição de 2018, disputada em Nanjing, na China, Ygor Coelho chegou às oitavas de final. Foi a melhor participação de um brasileiro até hoje.
COB
A China é a nação com mais medalhas na história da competição com 167 no total, sendo 61 de ouro. A Indonésia vem a seguir com 70, com 21 ouros.
Reprodução
A atleta mais medalhada na história do Mundial é a chinesa Zhao Yunlei, com 10 no total, 5 de ouro. O coreano Park Joo Bong tem 7 medalhas, sendo 5 douradas.
BWF TV