Por Giovana Pinheiro
DA GINÁSTICA
O PRIMEIRO 10

Você sabe como aconteceu a nota perfeita no esporte pela primeira vez em Olimpíadas? Confira!

Reprodução

Foi em 18 de julho de 1976, nas Olimpíadas de Montreal. Realizado nas barras assimétricas pela Romena Nadia Comaneci, que se tornaria lendária.

Olympics

Nadia realizou a prova perfeita nas barras assimétricas. Ela também conseguiu outras sete notas perfeitas e 5 medalhas, 3 ouros, 1 prata e 1 bronze.

Olympics

Nem o público e o placar estavam preparados para a nota 10, por isso mostrou 1.00, mas indicava o famoso 10.

Getty Images

A atleta é a mais jovem campeã olímpica na ginástica. Atualmente a idade mínima para competição em Jogos é 16 anos, então esse feito não pode ser repetido.

Getty Images

Ela competiu também nas Olimpíadas em Moscou em 1980, conquistando mais 4 medalhas, 2 ouros e 2 pratas.

Getty Images

Em 2006 o código de pontuação da modalidade mudou, com notas divididas em execução e dificuldade, impossibilitando a execução do “10 perfeito”.

Olympics

Nadia era treinada por Bela Károlyi, que anos depois, junto da sua esposa e também treinadora Márta Károlyi, revolucionou a ginástica artística americana.

Reprodução

A ginasta encerrou a carreira em 1981 com o total de 9 medalhas olímpicas. Mesmo após se aposentar, continua muito atuante  como membro de associações.

Getty Images

Nadia Comaneci completa 60 anos em 2021, no dia 12 de novembro. Se mudou para os EUA em 1991, é casada com o também ex-ginasta Bart Cooner e têm o filho Dylan.

Laureaus Sport
ginástica artística
tudo sobre
Reprodução