O BRASIL NOS JOGOS
PARALÍMPICOS DE TÓQUIO

POR OTÁVIO PILZ

MELHOR DE TODAS

O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio com sua melhor campanha no evento. A seguir, os fatos que fizeram de Tóquio-2020, histórico para o país.

Getty Images

MEDALHAS

Em número de medalhas, igualamos as 72 conquistadas há 5 anos no Rio, nossa melhor marca. Já em ouros, os 22 obtidos no Japão superam os 21 de Londres, nosso recorde até então.

Wander Roberto

TOP 10

A delegação brasileira fechou sua participação nos Jogos na 7ª posição, igualando sua melhor colocação, em Londres-2012. Desta forma, cumpriu a meta do CPB de terminar entre os 10 primeiros do quadro geral. 

OTD

VOANDO NAS ÁGUAS

A natação entrou no bonde e fez sua melhor campanha na história dos Jogos Paralímpicos. Foram 23 medalhas ao todo, sendo 8 de ouro, 5 de prata e 10 de bronze.

Reuters

PISTA RECHEADA

Quem mais contribuiu para o grande resultado tupiniquim em Tóquio foi o atletismo. A modalidade trouxe 28 medalhas no total (8 de ouro, 9 de prata e 11 de bronze). Um show!

Miriam Jeske

O PAÍS DA CANOA

Não é só de Isaquias que vive a canoagem do Brasil. Na paralímpiada, o esporte. O ouro de Fernando Rufino e as pratas de Luís Carlos Cardoso e Giovane de Paula levaram o país à 3ª colocação da modalidade.

Miriam Jeske

coloca peso

Na capital japonesa, o Brasil subiu ao pódio no halterofilismo pela primeira vez na história. E no lugar mais alto. Mariana D'Andrea foi a campeã na categoria até 73kg. 

Miriam Jeske

JUDOCA ÚNICA

Outro tabu quebrado foi no judô. Alana Maldonado se tornou a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro para o Brasil na modalidade. 

Pedro Ramos

GOL DE OURO

O goalball brasileiro também fez bonito em Tóquio. A seleção masculina subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez no esporte. Na decisão, um 7x2 sobre a China.

Matsui Mikihito

DAMA DA PISCINA

A pernambucana Carol Santiago quebrou o jejum de 17 anos sem um ouro para a natação feminina do Brasil. Aliás, ela levou 3 douradas, além de um bronze e da prata no revezamento misto.

Ale Cabral

ÓTIMA ESTREIA

Na primeira vez em que o taekwondo foi disputado em Jogos Paralímpicos, os brasileiros voltaram com 3 pódios. Nathan Torquato levou o ouro, Débora Menezes, a prata, e Silvana Fernandes, o bronze. 

Reprodução

ouro 100

Um dos momentos mais aguardados por todo o Brasil foi o 100º ouro do país em Jogos Paralímpicos. E ele veio pelos pés de Yeltsin Jacques, com direito a recode mundial nos 1500m T11. Histórico!

Reprodução

Sportv

O ADEUS DA LENDA

Nada foi mais emocionante que a despedida do maior campeão paralímpico brasileiro. Daniel Dias saiu de Tóquio com três bronzes, somando 25 medalhas na sua trajetória paralímpica. Valeu, Daniel!

Reprodução

Sportv

ACOMPANHE O ESPORTE
PARALÍMPICO